Falta eficiência no setor rodoviário

Responsáveis por 60% da circulação de mercadorias e cargas no país e por 95% do transporte de passageiros, o setor rodoviário convive com uma realidade dura. Hoje existem cerca de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias, dos quais apenas 10% é de trechos pavimentados. Desses cerca de 165 mil quilômetros pavimentados, apenas 37 mil quilômetros estão em boas condições.


Além das condições inadequadas da malha rodoviária, a idade média da frota dos caminhões é de 18 anos, quase duas vezes a média de países desenvolvidos. “Ainda há grandes oportunidades de ganhos de eficiência nesse segmento”, afirma o presidente da MAN Latin America, Antonio Roberto Cortes. A necessidade de soluções é urgente. A demanda por caminhões cresce 50% em comparação anual nesse primeiro trimestre.


“O sistema de concessões traz bons resultados”, afirma o presidente da OHL Brasil, José Carlos Ferreira de Oliveira. Com 3,2 mil quilômetros de trechos sob sua administração, a OHL investirá R$ 4,4 bilhões nos próximos cinco anos em suas concessões no Brasil. Neste ano, a concessionária prepara-se para iniciar a duplicação do trecho de 11 quilômetros da Serra do Cafezal (SP-Curitiba) e da duplicação da BR-101 entre Rio e Espírito Santo, trecho de 170 quilômetros.


Em 2009, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou pesquisa que vistoriou 89,5 mil quilômetros de estradas no país. Segundo a sondagem, dos 75.337 quilômetros sob gestão pública, 77,6% estão em condições regulares ou ruins. Já nas rodovias administradas pela iniciativa privada, o retrato é inverso: 76,5% estão em condições ótimas ou boas.


Em ferrovias, o BNDES prevê investimentos de R$ 30 bilhões até 2013, com a construção de linhas e a expansão de ferrovias, como a Transnordestina, Norte-Sul e Ferronorte-Rondonópolis, que poderão melhorar a circulação de cargas no país e facilitar o escoamento da produção do Centro-Oeste.


“É preciso ampliar a competitividade da malha ferroviária”, diz o presidente da MRS Logística, Eduardo Parente.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0