Dentro de um mês os técnicos do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC) devem desembarcar em Pelotas para o início das pesquisas que irão fazer parte do Estudo de Viabilidade Econômica, Técnica e Ambiental para implantação do trem regional de passageiros entre Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande e o Cassino. O trabalho será realizado com o apoio das universidades locais e tem previsão de conclusão para janeiro de 2013.
De acordo com o coordenador do LabTrans e responsável pelas pesquisas, Rodolfo Philippi, o estudo técnico já iniciou. Ele explica que este é o momento do levantamento de dados sobre a região, como população, índices de desenvolvimento e projeções de crescimento.
Philippi acredita que em cerca de 30 dias esteja concluída esta primeira fase do estudo. De posse destes dados, uma equipe de técnicos do LabTrans começará a pesquisa de campo nos municípios abrangidos pela ferrovia para medir o tamanho exato da demanda e projetar possíveis variáveis no trajeto.
O deputado federal Fernando Marroni (PT), coordenador do comitê regional que negocia com o governo a implantação da ferrovia, acredita que ainda no começo de 2013 uma nova audiência pública em Pelotas ou Rio Grande apresente o estudo completo.
Como será o estudo local
A partir dos dados que já estão sendo colhidos pela UFSC, técnicos do LabTrans passarão a contar com o apoio das universidades federais de Pelotas e Rio Grande para os trabalhos de campo na região.
Veja como irá funcionar
– Análise e previsão da demanda: serão realizados estudos onde se dimensionará a atual necessidade do trem e projetará o crescimento do número de passageiros. Estes dados são importantes para a calcular o número de veículos necessários, a quantidade de viagens e os horários. Também a partir das informações levantadas nesta etapa será feito um estudo tarifário e do investimento necessário para o funcionamento da ferrovia, bem como os locais das estações e os pontos de apoio.
– Definições dos parâmetros estudados: de posse dos itens pesquisados nas fases anteriores, os técnicos começarão a encaminhar o projeto final, apontando as alternativas de implantação da ferrovia e suas possíveis variáveis.
– Conclusão: serão apresentados os projetos básicos de transporte e engenharia, necessários para guiar o funcionamento perfeito do trem regional.
Seja o primeiro a comentar