O balanço do projeto de expansão dos serviços da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entre os anos de 2007 e 2010 apresenta algumas informações que poderão afetar negativamente os usuários de Mogi e região neste novo ano. No levantamento, a empresa informa ter adquirido nos últimos 36 meses, 35 novas composições, sendo que, desse total, nove foram destinadas às linhas que atendem ao Alto Tietê. Em razão dessa ampliação, algumas linhas tiveram o intervalo entre as viagens reduzido. No entanto, a companhia, que é vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, acrescenta que mais 70 trens já foram comprados e serão entregues até meados de 2012, ressaltando que parte desse lote deveria ter sido entregue em 2010.
O atraso, segundo a empresa, é de responsabilidade da fabricante CAF, que está sendo punida, conforme com as regras contratuais, de acordo com nota oficial na Internet. O atraso da fabricante poderá inviabilizar a promessa feita pela companhia na primeira metade de 2010, de que o número de viagens do Expresso Leste entre as estações Estudantes e Luz (sem a necessidade de baldeação em Guaianases) seria ampliado em 2011.
A outra informação divulgada no balanço aponta para um crescimento superior a 37% no volume de passageiros transportados em suas linhas, sendo que o trecho (Estudantes-Guaianases-Luz) é um dos mais demandados. Em 36 meses, a CPTM aumentou de pouco mais de 1,6 milhão de passageiros (em dias úteis) para mais de 2,2 mil pessoas em todas os trajetos que opera. Esses números querem dizer que, apesar dos novos trens nas linhas, as viagens, especialmente nos horários de pico, ficaram mais complicadas em razão da lotação.
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Para os usuários de Mogi e Alto Tietê, que terão de continuar fazendo a baldeação, o significativo crescimento de passageiros, aliada a uma demora na ampliação de viagens do Expresso Leste, representa que o ano de 2011 continuará sendo de sacrifícios.
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