A fabricante alemã de sistemas de freio Knorr-Bremse fechou o ano fiscal de 2009 com lucros de US$ 3,75 bilhões em sua divisão ferroviária, e apesar de menor comparado aos US$ 4,6 bilhões feitos em 2008, a ferrovia não foi tão afetada quanto o modal rodoviário.
A companhia disse que se beneficiou devido a uma “forte posição estratégica” em um “difícil ambiente econômico” no qual a ferrovia e a rodovia se comportaram de maneira distinta.
Apesar da queda nos negócios de vagões e locomotivas, a divisão ferroviária da Knorr-Bremse, Rail Vehicle Systems, registrou um aumento de vendas de Us$ 1,94 bilhão para US$ 2,1 bilhões. Através de uma política de desenvolvimento à longo prazo, a empresa inaugurou um centro de desenvolvimento de portas em Kematen, na Áustria, e uma fábrica de sistemas de freio está prestes a ser finalizada em Budapeste, na Hungria. Tais investimentos visam fortalecer a posição da companhia.
Enquanto isso, a divisão Commercial Vehicle Systems teve queda drástica, com vendas caindo de US$ 2,68 bilhões para US$ 1,66 bilhão. A Europa foi a mais afetada, apesar do setor ferroviário enxergar um aumento nas vendas. Nas Américas, ambas as divisões visualizaram um cenário muito fraco em seus respectivos mercados, mas as vendas na Ásia e Austrália aumentaram 80%, liderados pela China, que encomendou o maior pedido já feito na história da Knorr-Bremse, para fornecer equipamentos ferroviários avaliados em US$ 680 milhões.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
A Knorr-Bremse acredita que a situação econômica geral continue difícil em 2010, com nenhuma mudança significativa em 2010 para o setor rodoviário. Os negócios para ferrovia de carga na Europa e EUA continuarão lentos, mas o setor de passageiros pode crescer.
Seja o primeiro a comentar