A Siemens foi contratada para fornecer 40 trens do tipo Avenio para Haia, terceira maior cidade da Holanda, até 2015. Totalmente desenvolvida pela companhia, essa nova geração de trens de piso baixo traz tecnologia de ponta e alia modernização, conforto e baixo ruído. Por apresentarem alto grau de eficiência energética, esses veículos integram o portfólio ambiental da empresa.
O contrato de mais de €100 milhões, incluindo os trens, treinamentos e documentação, prevê a modernização da frota de Haia e a entrega do primeiro veículo está prevista para ocorrer em fevereiro de 2014. Já em produção em Viena, na Áustria, a expectativa é que todos os 40 trens estejam em funcionamento na cidade holandesa até 2015.
Cada Avenio destinado ao sistema de transporte público de passageiros de Haia terá 35 metros de comprimento e capacidade para transportar 70 passageiros sentados e até 168 em pé. Por ser 100% piso baixo, o trem não possui degraus em seu interior.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Outra característica do Avenio é a articulação simples. Já conhecida e aprovada pelos passageiros de Almada, em Portugal, e Budapeste, na Hungria, essa solução oferece mais conforto aos usuários e operadores durante o trajeto, além de reduzir o desgaste das rodas e trilhos. Os trens apresentam ainda baixo ruído, resultado do trabalho dos engenheiros da companhia que diminuíram o ruído provocado pela tração e pelo freio.
“O Avenio é o mais moderno trem desenvolvido pela Siemens ao longo de sua história, que já tem mais de 130 anos, e, também, o trem mais moderno, com menos ruído e 100% piso baixo”, enfatiza Hans-Jörg Grundmann, CEO da Divisão de Sistemas de Trens da Siemens.
Seja o primeiro a comentar