Nota Técnica – Proposta de implantação de via férrea na faixa de domínio da FCA para transporte de passageiros entre Belo Horizonte e Sete Lagoas

Barbara Camuraty Reis
Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH), camuraty2a@yahoo.com.br

Ygor Gabriel Martins Silva
Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH), ygorgabrielplms@hotmail.com

Marcela Bruna Braga Franca Guerra
Doutora em Engenharia de Estruturas (UFMG), docente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH), marcela.guerra@izabelahendrix.metodista.br

Geraldo Magela Perdigão Diz Ramos
Mestre em Administração (FNH), docente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH), geraldo.ramos@izabelahendrix.metodista.br 

1. INTRODUÇÃO
No Brasil, o crescimento demográfico acentuado e constante ao longo das últimas décadas, provocou o aumento do fluxo de pessoas entre as capitais e suas adjacências. Isso evidencia a necessidade de implementação de alternativas eficazes e eficientes de transporte em massa para regiões metropolitanas de médio e grande porte.

No Vetor Norte (VN) da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) são evidentes os desafios da mobilidade urbana. Congestionamentos, excesso de veículos nas ruas, transporte coletivo restrito apenas ao modal rodoviário, elevadas distâncias entre os municípios, representam alguns desafios, entre outros.

O modal supracitado, apesar de dispor de algumas vias de tráfego expresso, como a Linha Verde e a BR 040, não é abrangente ao ponto de proporcionar rápidos deslocamentos. O que desqualifica e sobrecarrega o tráfego promovendo a maior utilização de veículos individuais que superlotam as vias e as degradam rapidamente (LEIVA, 2015).

A nível metropolitano, a qualidade de vida da população segue na contramão do que classifica-se como a condição de desfrutar da cidade e de tudo que ela tem a oferecer de agradável, uma vez que os transtornos apontados consomem o tempo, a energia e o lazer do cidadão.

Através do modal ferroviário, é possível estabelecer ligação rápida entre alguns dos municípios do Vetor Norte, aproveitando- se do traçado da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) já existente, segregando-as. Pois o transporte ferroviário oferece maior qualidade, desloca grandes volumes por viagem, se caracteriza como transporte de massa, apresenta durabilidade e manutenção menos dispendiosa, é eficiente pela não concorrência viária e, sobretudo, permite o desempenho de elevadas velocidades com segurança operacional, o que reduz o tempo de deslocamento. Sendo adequado às necessidades do Vetor Norte que carece de opções de transporte (HERMONT, 2013).

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*