A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) anunciou a conclusão das obras de construção da pera ferroviária do Terminal Intermodal de Pirapora, em Minas Gerais. O novo trecho, com extensão de 3,4 km, vai permitir a redução do tempo de permanência dos vagões vazios no pátio em 80%.
Com investimentos de R$ 9 milhões, a pera ferroviária elimina a necessidade de manobras do trem para embarque de carga no pátio, otimizando o carregamento. A estimativa é que o tempo de permanência dos vagões no terminal seja reduzido de 30 para 6 horas.
A estrutura do ramal também está recebendo investimentos de R$ 12 milhões da FCA, para a manutenção da linha férrea, incluindo a troca de dormentes. A previsão é de que 750 mil toneladas de grãos sejam escoadas, neste ano, pelo terminal de Pirapora para o Porto de Tubarão, em Vitória (ES).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar