A nova estação do Metrô de São Paulo, Sacomã (Linha 2 – Verde), recebeu cerca de 20 mil pessoas na primeira semana de operação assistida (em fase de testes), que iniciou em 10 de janeiro. A estação é a primeira América Latina a operar com portas de plataforma (portas de vidro que separam os trilhos da plataforma e abrem somente com o trem parado) e bloqueios com portas de vidro (novas catracas de acesso que liberam a passagem conforme os sensores detectam a presença da pessoa). O sistema visa a segurança dos usuários.
A estação também conta com escadas inteligentes (que reduzem a velocidade quando estão vazias e aumentam com a proximidade das pessoas) e sistema de umidificação de ar.
Os equipamentos de última geração estão chamando a atenção dos usuários.
“Muito interessante, confortável e passa tranqüilidade. Normalmente, a gente fica bem nessa ponta (plataforma) e assim fica mais seguro, ainda mais se esta com criança”, explica Elizabeth Santos, que mora em São Mateus e trabalha no ABC.
O morador do Centro Antonio Lopes olha com admiração o novo sistema de entrada da estação. “Essa é a terceira vez que eu venho só para visitar. Essas portas dão mais segurança, não tem perigo de cair no trilho”.
André Roberto Batolice usa o Metrô para ir de casa, no Jabaquara, ao trabalho em São Bernardo, e elogiou as escadas rolantes. “Nas outras o degrau termina quase no final da escada e essa não. Tem um espaço maior e a pessoa, principalmente idoso e criança, não tropeça”.
O estudante Rony Monteiro de Almeida tem 14 anos e é apaixonado pelo Metrô. “Achei bem moderno e tomara que coloquem (as novas tecnologias) nas outras estações. Sou fã do Metrô e tive a oportunidade de conhecer como trabalham”.
“As pessoas estão muito contentes com a estação, orgulhosas. O comentário é que é uma estação de primeiro mundo e estão encantadas com a parte operacional, com os novos equipamentos. Uma receptividade extremamente positiva por parte dos usuários”, observa o gerente de operações Wilmar Fratini.
Fratini destaca que a estação possui sistema de acessibilidade, inclusive nos bloqueios (catracas), que tem espaços maiores para a passagem de cadeirantes, o que não ocorre nas outras estações.
A operação assistida costuma durar 15 dias, para que usuários e funcionários se adaptem ao novo sistema. Fratini explica que não há previsão de inauguração da operação efetiva (comercial), mas que deve ser até o início de fevereiro.
Os dias previstos para testes encerram na próxima semana e o início definitivo poderia ser um presente para a cidade de São Paulo, que completa 456 anos, em 25 de janeiro. Por enquanto, a inauguração não esta prevista no calendário do aniversário da capital paulista.
Visitas
As pessoas que quiserem conhecer a nova instalação poderão fazer uma viagem gratuita entre as estações Sacomã e Alto do Ipiranga, das 10h30 às 15h. A partir do Alto do Ipiranga é necessário pagar tarifa.
Ontem (18), o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Portella; a presidente do Metrô, José Jorge Fagali; o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda; e o diretor de Operações do Metrô, Conrado Grava de Souza; visitaram a estação.
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