A Usiminas Mecânica, empresa de bens de capital da Usiminas, uma das expositoras da Feira Negócios nos Trilhos, que acontece na próxima semana em São Paulo, firmou contratos com a Eldorado Celulose para o fornecimento de 447 vagões telescópicos para o transporte de fardos de celulose da planta de Três Lagoas (MS) até Santos (SP). As entregas dos vagões estão previstas entre fevereiro de 2012 e fevereiro de 2013, sendo que dois protótipos para testes serão apresentados ainda em dezembro deste ano.
Inéditos no mercado nacional, os vagões terão capacidade para transportar 44 fardos com peso total de 88 toneladas e apresentam módulos móveis, que permitem acesso total durante as operações de carga e descarga com pontes rolantes ou empilhadeiras. Esses módulos terão um sistema de vedação inovador, garantindo assim a total proteção da carga. Os vagões utilizarão truques BARBER S2F 6 ½” x 12” fabricados na Fundição da Usiminas Mecânica.
Um outro contrato firmado com a MRS Logística prevê o fornecimento de 10 vagões protótipos para testes de homologação. Utilizados para transporte de minério, os vagões gôndola do tipo GDU trazem como principal vantagem a capacidade para transportar até 18 toneladas a mais do que o modelo tradicional utilizado na malha ferroviária, GDT, que transportam até 111 toneladas. Essa característica tem como principal objetivo a otimização logística do transporte de minério.
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O vagão foi desenvolvido após uma extensa coleta de dados das características operacionais de carregamento, movimentação e descarga da MRS. O diferencial do projeto é que os vagões terão as mesmas dimensões (altura, largura e comprimento) dos vagões GDT, mas com volume de carga superior devido à adoção de estrado especial rebaixado. Essa característica permitirá a operação conjunta de vagões GDU e GDT na mesma composição, sem a necessidade de ajustes nos viradores de vagões.
Em atendimento à solicitação da MRS, os vagões serão fornecidos em duas configurações de freio, sendo uma dual, com uma válvula de comando para cada dois vagões, e outra trial, com uma válvula de comando para cada três vagões. As configurações foram desenvolvidas com o objetivo de reduzir o tempo de carregamento de ar no sistema de freio.
Todos os vagões já serão equipados com truques S2F 7” x 12” fabricados na Fundição da Usiminas Mecânica. Durante o desenvolvimento do projeto, várias simulações dinâmicas foram conduzidas para garantir que o desempenho dos truques esteja de acordo com as necessidades operacionais da MRS.
A Usiminas Mecânica reservou uma área de 50 m² na Feira Negócios nos Trilhos, para mostrar aos seus clientes, fornecedores e visitantes da mostra as inovações desenvolvidas pela empresa.
Serviço
Feira e Seminário Negócios nos Trilhos
Data: 08 a 10 de novembro de 2011
Horário: Seminário 9 horas às 12 horas
Horário da Feira: 14 horas às 20 horas
Local: Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – São Paulo – SP
Mais informações sobre a Feira Negócios nos Trilhos poderão ser obtidas acessando o site: www.revistaferroviaria.com.br
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