O Governo do Pará lançou na sexta-feira (23) o novo edital para a contratação do projeto básico e do estudo e relatório de impactos ambientais da Plataforma Logística Intermodal de Transporte de Marabá, região de Carajás.
O porto público interligará o futuro polo da verticalização mineral do Pará ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena, estabelecendo uma importante alternativa de escoamento da produção e de recebimento de insumos através da Hidrovia Araguaia-Tocantins. A estrutura vai integrar a hidrovia à Transamazônica e também à Estrada de Ferro Carajás, proporcionando um novo sistema de transporte que vai potencializar a indústria paraense e também dos estados do Centro-Oeste.
A plataforma será construída em área de 370 mil m2, à margem esquerda do rio Tocantins, altura do km 14 da Rodovia Transamazônica (BR-230), próximo ao Distrito Industrial de Marabá e da Aços Laminados do Pará (Alpa), empresa da Vale que irá verticalizar a produção do aço na região.
A construção do porto tem custo total estimado de R$ 100 milhões, e será executada pelo governo do Estado em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).
O novo edital substitui o publicado em dezembro de 2009. A licitação é por técnica e preço. O custo estimado é de R$ 5,1 milhões para o projeto básico e de R$ 1,1 milhão para o relatório de impactos ambientais.
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