O Grupo Permanente de Auto-Ajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA) realizou, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a 27ª reunião para discutir material rodante, via permanente e eleição dos secretários para o biênio 2011/2012. As principais operadoras de passageiros do país apresentaram estudos sobre manutenção de via permanente, prevenção de falhas e acidentes em TUEs e melhor utilização do material rodante. Dentre as novas propostas para materiais que não agridem o meio ambiente, o Metrô SP apresentou pesquisa, realizada desde 2004, sobre a substituição de dormentes de madeiras por poliméricos. Os testes foram positivos para a adoção de dormentes recicláveis.
O Metrorec apresentou trabalho pioneiro para aumento da sobrevida de motores de tração de corrente contínua, com o reaproveitamento das bobinas de campo. Apresentou também o sistema de ultra-som, para a inspeção preditiva nos trilhos e de bitolas métricas e largas (1,60m).
Após a reunião, foram conhecidos os novos secretários do GPAA. Cleanto Costa do Metrorec foi eleito Secretário Executivo. Os secretários adjuntos são Ernesto Roberto do Metrô Rio e Rogério Eustáquio do Metrô da Bahia.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Leia aqui a síntese da reunião do GPAA
Seja o primeiro a comentar