Transporte público garantindo desenvolvimento

José Geraldo Baião, presidente da Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô)


“Logo após o término da 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em setembro de 2008, a AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô) completou a sua maioridade. Ela sempre cresceu com responsabilidade, tomando atitudes cidadãs precocemente e hoje, vemos que muitas de suas bandeiras não foram em vão.


A luta incessante para se ter investimentos permanentes em transporte público sobre trilhos, políticas de transportes convergentes, integração física e tarifária entre todos os modos, fontes alternativas de recursos, participação conjunta dos governos municipal, estadual e federal nos investimentos para a implantação de novas linhas, assim como a mobilização e conscientização da sociedade para as questões da mobilidade, são algumas destas bandeiras.


As ações delas decorrentes, as articulações com representantes dos setores empresariais, dos poderes executivo e legislativo, o envolvimento da sociedade civil organizada e a vontade política dos nossos governantes vêm produzindo frutos.


Depois de mais de meio século de verdadeiro ostracismo no setor e que trouxe a reboque o envelhecimento das equipes técnicas, a escassez de profissionais experientes e o desinteresse na formação de novos, saltamos para uma demanda frenética. O setor metroferroviário vive um de seus melhores momentos.


Deste repentino aquecimento têm-se beneficiado toda a cadeia produtiva de bens e serviços do “Trilhonegócio” e, por consequência, todos os profissionais nela envolvidos.


O Governo Federal licitará o TAV (Trem da Alta Velocidade), vários governos estaduais e municipais têm projetos de implantação de sistemas alternativos de média capacidade e crescem os serviços de transporte ferroviário de passageiros de longo percurso e de turismo existentes no País. Parece que finalmente, estamos redescobrindo os caminhos dos trilhos.


Como manter perene este ciclo virtuoso, iniciado em 2007, com recursos permanentes e produzindo desenvolvimento sustentável para o setor metroferroviário é um dos grandes desafios que temos e para onde devemos concentrar os nossos esforços e atenções.


Planejar o País a longo prazo é necessário e a sua prática contínua é a cultura que devemos manter se quisermos ser uma nação mais do que emergente.


A crise financeira mundial, iniciada no último trimestre do ano passado, fez com que os Governos adotassem medidas anticíclicas para combatê-la. No Brasil, optou-se por incentivar o consumo, mediante a redução do IPI para a compra de carros zero km, privilegiando mais uma vez o uso do transporte individual, em detrimento da mobilidade e da qualidade de vida que já eram críticas nas metrópoles.


Este quadro, associado com políticas públicas equivocadas de uso e ocupação do solo nos municípios e que sempre estão dissociadas das políticas de transporte, vem provocado novos recordes de congestionamentos. Portanto, há muito que se fazer para que tenhamos soluções efetivas para os problemas de transporte e trânsito nas cidades.


Como a Semana de Tecnologia Metroferroviária tem sido o fórum para discussão de todas as questões que afetam o nosso setor, venha cerrar fileiras conosco para que, por meio do intercâmbio de ideias, possamos encontrar as soluções para um desenvolvimento sustentável”.


15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária


Transporte Público Assegurando o Desenvolvimento Econômico e Social


PROGRAMA PRELIMINAR*


25/08/2009 – 3ª FEIRA


14h00 – 16h00 Cerimônia de Abertura
16h00 – 17h00 Conferência Internacional: Transporte Metroferroviário e Revitalização do Meio Urbano: Casos de Sucesso


26/08/2009 – 4ª FEIRA


08h15 – 08h50 Café-da-manhã
09h00 – 10h30 Apresentação de Trabalhos Técnicos
10h30 – 11h00 Coffee Break
11h00 – 12h30 AT1 – Modelo de Autoridade Metropolitana de Transporte e Agência Reguladora
AT2 – Construindo a Cidade – Oportunidades para Parceria entre Estado, Município e o Setor Imobiliário
12h30 – 14h00 Intervalo
14h00 – 15h30 Painel 1 – TAV – Trens de Alta Velocidade Integrados no Desenvolvimento Urbano no Brasil
15h30 – 16h00 Coffee Break
16h00 – 17h30 Painel 2 – Transporte Ferroviário de Passageiros e de Turismo: Inovações e Potencial de Crescimento


27/08/2009 – 5ª FEIRA


08h15 – 08h50 Café-da-manhã
09h00 – 10h30  Apresentação de Trabalhos Técnicos
10h30 – 11h00  Coffee Break
11h00 – 12h30  AT3 – Sistema de Arrecadação Centralizado BI (Bilhete Integrado)
AT4 – As Novas Tecnologias em Implantação no Setor Metroferroviário de São Paulo
12h30 – 14h00  Intervalo
14h00 – 15h30  Painel 3 – Sistemas Alternativos de Média Capacidade
15h30 – 16h00  Coffee Break
16h00 – 17h30  Planejamento e Desenvolvimento Tecnológico e Econômico do Setor Metroferroviário


28/08/2009 – 6ª FEIRA


08h15 – 08h50 Café-da-manhã
09h00 – 10h30 Apresentação de Trabalhos Técnicos
10h30 – 11h00 Coffee Break
11h00 – 12h30 Painel 5 – A Importância do RH No Setor Metroferroviário
12h30 – 14h00 Intervalo
14h00 – 15h30 Painel 6 – Expansão e Modernização do Transporte Metroferroviário no Brasil até 2014
15h30 – 16h00 Coffe Break
16h00 – 17h00 Painel 7 – Expansão e Modernização do Transporte Metroferroviário em São Paulo até 2014
17h00 – 18h00 Cerimônia de Encerramento
18h00 – 20h00  Coquetel

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Fonte: Aeamesp

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