Com mais de três meses de atraso, a MMX iniciou ontem o primeiro carregamento de ferro-gusa produzido em sua siderúrgica de Corumbá para exportação para os Estados Unidos. Sai esta semana – provavelmente amanhã – um comboio do terminal da Granel Química, em Ladário, com cinco mil toneladas, com destino ao porto argentino de San Nicolas.
A mineradora tem contrato de 100 mil toneladas de gusa com siderúrgicas norte-americanas para cumprir ainda em 2007, contudo dificuldades com logística e legislação impediram o cumprimento de entrega da totalidade combinada. O prazo estipulado foi se estendendo para 2008. A empresa buscou uma saída por ferrovia, até o porto de Santos, mas desistiu.
Houve demora na autorização para transporte do produto pela Hidrovia Paraguai-Paraná e problemas com barcaças fora dos padrões brasileiros contratadas pela empresa. A maior dificuldade, segundo a MMX, foi a restrição de navegação na hidrovia devido ao baixo calado do Rio Paraguai, cujos trechos mais críticos ocorrem em Assunção, capital paraguaia.
O gerente da siderúrgica, Paulo Roberto de Azevedo, explicou que o pouco volume na primeira exportação também reflete as condições da hidrovia. O pátio da Granel Química estoca 15 mil toneladas de gusa. O gerente do terminal, Luiz Carlos Dresch, informou que o primeiro embarque é uma operação-piloto. As barcaças são da empresa uruguaia Interbarge.
Segundo forno – O carregamento está lento e o processo em testes, usando sistema por correia para transporte do gusa para as barcaças e um guindaste com caçamba. O gusa estocado foi produzido pelo primeiro forno da usina da MMX, inaugurada em setembro. A produção inicial (cinco mil toneladas/dia) também está fase de ajustes.
O segundo forno está pronto e aguarda licença para operação. A capacidade da usina é para produção de 400 mil toneladas/ano. A partir de 2010, toda a produção será destinada para a aciaria, que produzirá 500 mil toneladas/ano de aço laminado. A unidade de laminado integrará a planta localizada no distrito de Maria Coelho, distante 40 km de Corumbá.
Seja o primeiro a comentar