A América Latina Logística (ALL), que adquiriu em maio a Brasil Ferrovias (ferrovias Ferroban, Ferronorte e Novoeste), inicia nesta semana a remodelação do pátio ferroviário de Araraquara.
No total, serão investidos R$ 500 mil na reativação de linhas internas e alterações das posições dos AMVs (aparelhos de mudanças de via).
A obra, prevista para terminar em novembro, vai melhorar a performance operacional do pátio – atualmente um grande gargalo no processo produtivo. A remodelação também irá otimizar as operações de manobra no pátio e reduzir o tempo de parada dos trens.
Além disto, a mudança aumentará a capacidade do pátio para recebimento de trens, que passará a comportar cinco composições ao mesmo tempo.
Os principais produtos que passam por Araraquara são soja e farelo de soja, álcool e açúcar. Na cidade, é carregado álcool, que segue até Paulínia.
Investimentos
A atuação da Unidade de Produção (UP) de Araraquara abrange o trecho de Santa Fé do Sul a Itirapina, incluindo o ramal que vai até Colômbia.
Somente em via permanente, no trecho da UP Araraquara, serão investidos até o final deste ano R$ 5,6 milhões (recuperação e troca de trilhos, troca de dormentes, limpeza e roçada de faixa de domínio, soldagem, fixação etc). Outros R$ 6,2 milhões também serão aplicados em todo trecho da ALL (São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) na compra de equipamentos e adequação de oficinas, e compra e manutenção de máquinas, entre outros.
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