O vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Natan Donadon, esteve em audiência com o presidente da Valec (Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes), José Francisco das Neves (Juquinha), na manhã de ontem (19), para tratar da Ferrovia Leste-Oeste, que deverá ligar Vilhena a Ilhéus(BA). Na oportunidade, o deputado falou da importância de se estender a rodovia até a capital do Estado, Porto Velho.
A obra, que demandará, segundo Juquinha, um investimento na ordem de R$ 6 bilhões, começa a ser construída em 2010. O estudo de demanda entre Uruaçu (GO) e Vilhena, já está concluído e aprovado. Outra exigência já pronta é o estudo de sobrevôo da região. A concorrência para o estudo de impacto ambiental deve ser feita em janeiro de 2009. No passo seguinte, o trecho irá a leilão provavelmente em junho de 2009, e as obras terão inicio no começo de 2010.
A expectativa é que R$ 2,5 bilhões sejam investidos pelo governo federal e o restante seja levantado por meio de concessões. O deputado Natan Donadon, que defende a integração ferroviária, aproveitou para cobrar do presidente da Valec, a extensão da ferrovia entre Vilhena e Porto Velho. Natan ressaltou que a ferrovia Leste-Oeste irá atender às demandas do setor produtivo do estado e estimular o crescimento econômico.
Integração
A Leste-Oeste formará um entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul em Goiás, na altura de Uruaçu seguindo para Vilhena, integrando a região Leste com todo o País. De Vilhena a Ilhéus (BA), a Leste-Oeste terá 3,1 mil quilômetros de extensão. Vai passar por Goiás, na região de São Domingo, nordeste do Estado, em Uruaçu, Figueirópolis, no Tocantins, e vai seguir em direção à região do Mato Grosso, em Nova Xavantina e Lucas de Rio Verde, e vai chegar a Vilhena.
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