Engenheiros do Consórcio Nova Via e da Trensurb reuniram-se ontem para discutir o projeto urbanístico que vai acompanhar a obra de extensão do trem de São Leopoldo até a estação Liberdade, no bairro de mesmo nome, em Novo Hamburgo. A ideia, de acordo com o gestor do contrato, engenheiro Lino Fantuzzi, é de que o traçado siga o mesmo desenho que há entre as estações Unisinos e São Leopoldo, com ciclovias e canchas de esportes sob o elevado.
O projeto deve ficar pronto em 30 dias, conforme a assessoria do Consórcio Nova Via. Enquanto isso, operários trabalham nas obras da ponte metroviária, que se iniciaram na última quinta-feira, e preparam-se para começar, dentro de duas semanas, as fundações de uma ponte rodoviária, paralela à primeira.
As estacas da ponte metroviária já podem ser vistas no canteiro de obras da Trensurb, localizado na esquina da Avenida Dom João Becker com a Avenida Mauá a cerca de 20 metros da Ponte Velha, que deverá ficar intacta. Elas possuem aproximadamente 12 metros de profundidade, segundo o engenheiro Rudimar Berti, do Consórcio Nova Via. A previsão é de que esta obra esteja concluída entre fevereiro e março de 2010. Até abril de 2010, acredita Berti, a ponte rodoviária também será finalizada.
A técnica utilizada para a construção das pontes não interfere no curso do Rio dos Sinos, pois não possui pilares dentro d’água. É chamada de balanços sucessivos. Desconheço outra ponte igual no Rio Grande do Sul. Acredito que há alguma em São Paulo e no Rio de Janeiro. Também já vi que foi utilizada na Europa’’, afirmou o Berti.
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