ALL anuncia investimentos

A América Latina Logística (ALL) anunciou que deu início aos preparativos para o transporte da safra 09/10. Os investimentos, avaliados em R$ 100 milhões, tiveram início no terceiro trimestre e contemplam aumento na capacidade de ativos, melhorias tecnológicas, incrementos em via permanente e adequação das linhas e infra-estrutura em terminais de Alto Araguaia (415 quilômetros ao sul de Cuiabá) e Santos (SP).


Durante a safra, que tem seu pico a partir de fevereiro, devem ser movimentados diariamente 580 vagões em Santos e 436 vagões em Alto Araguaia. Porém, em Mato Grosso, maior produtor de soja do país, os trabalhos no campo são retomados antes da virada do ano com a colheita da soja precoce. Para a atual temporada a expectativa é de que o Estado registre a maior safra da história ao superar 18,6 milhões de toneladas, volume que, se confirmado, será 3,8% superior à temporada passada.


“Para garantir uma produção nacional 12% maior, o plano 2010 traz investimentos expressivos nas pontas, com maior foco na carga e descarga. Desse modo, conseguiremos aumentar a eficiência da operação como um todo”, afirma Alexandre Zanelatto, diretor de Operações da ALL.


Para possibilitar aumento de volume e ganhos de produtividade, as linhas do Terminal de Alto Araguaia terão seu layout readequado. Será também construído um tombador, aumentando a capacidade de recepção da mercadoria. “Serão ao todo, quatro tombadores e uma moega, permitindo a descarga de até 35 caminhões por hora”.


Também está prevista a construção de uma tulha e reforma de outra já existente, aumentando a capacidade de carregamento de 17 para 30 vagões por hora.


Em Santos, a ALL deve remodelar toda a linha principal da margem direita, além de realizar melhorias e aumento de capacidade nos terminais Copersucar, corredor de exportação e Terminal 39.


Inédito – Pela primeira vez em sua história, a ALL comprou locomotivas novas, ao invés de importar máquinas usadas dos Estados Unidos para serem reformadas no Brasil. Produzidas na fábrica da GE, em Contagem (MG), ampliam em 86% a capacidade de tração, o que viabilizará algumas vantagens operacionais, entre elas transportar com uma única locomotiva o trem de 8 mil toneladas, que segue de Alto Araguaia a Santos.


A empresa também está trabalhando na transformação de 450 vagões HFS para aumento de capacidade de 103 para 118 toneladas brutas. Outro destaque é a aquisição de 8 mil toneladas de trilhos novos, dos quais 7 mil serão aplicados na Bitola Larga e o restante na via de Bitola Métrica.


Mato Grosso – Em Mato Grosso a ALL detém a concessão da ferrovia Senador Vicente Vuolo. O projeto da ferrovia, em andamento, prevê, em uma primeira etapa, concluir o traçado da ferrovia de Aparecida do Tabuado (MS) até Cuiabá, passando por Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá).


As obras estão avançando no sentido Alto Araguaia-Rondonópolis. O trecho entre Alto Araguaia e a região do Mineirinho, próximo a Itiquira, possui a licença ambiental e as obras estão acontecendo, como informa o Fórum Pró-Ferrovia. O recurso para o trecho do Mineirinho a Rondonópolis está garantido, faltando somente a liberação do estudo ambiental de Rondonópolis a Cuiabá.


Os recursos para construção da ferrovia até Rondonópolis foram disponibilizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em um aporte de R$ 750 milhões para o trecho, com 260 quilômetros de extensão.

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Fonte: Diário de Cuiabá

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