O Fórum Pró-Ferrovia deverá fechar o ano com uma boa notícia. Até o próximo dia 29, a América Latina Logística (ALL) – controladora da ferrovia Senador Vicente Vuolo – anuncia qual empresa vai realizar o estudo para definir o traçado dos trilhos até Cuiabá. Conforme anuncia o presidente do Fórum, Francisco Vuolo, filho do ex-senador, a notícia foi passada pelo diretor da controladora, Paulo Basílio, na última segunda-feira, dia 18. A ALL tem três empresas interessadas no estudo.
Como lembra Vuolo, a meta de ter uma empresa dedicada exclusivamente nesta avaliação, foi proposta por Basílio, no dia 8 de novembro, em uma reunião no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). “Naquela data, Basílio se comprometeu com o Fórum e com a sociedade mato-grossense, em especial, com os cuiabanos. E agora ele está cumprindo”, comemora. Mesmo reiniciando as discussões sobre a viabilidade dos trilhos até à Capital – como deixou bem claro Basílio -, Vuolo considera o ano de 2006 como “formidável”. “Depois que a ALL adquiriu o controle da ferrovia, passamos a ter a certeza que o destino dos trilhos está sendo conduzido por uma empresa séria”, completa. A multinacional assumiu o controle da Ferrovia Senador Vuolo no lugar da Brasil Ferrovias, em junho deste ano. Outra meta anunciada naquela oportunidade e cumprida por Basílio, era a fusão das atividades, promessa cumprida. A antiga sede de Campinas (SP), da Brasil Ferrovias, foi transferida para Curitiba (PR), sede das atividades da ALL.
Já 2007, na expectativa do presidente do Fórum, deverá ser o ano do trabalho e um ano de resultados. “Nosso objetivo é garantir o traçado e a inclusão definitiva de Cuiabá no projeto da ALL. Conseguido isso no primeiro semestre, vamos no segundo semestre, unir forçar para viabilizar os recursos e concluir o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima)”.
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PRÓXIMOS PASSOS – Como explica Vuolo, a empresa a ser anunciada, vai definir o traçado. Após este anúncio, será a vez desta mesma empresa apresentar o estudo de viabilidade econômica do trecho. Trabalho que deverá ser realizado em três meses. Com o estudo pronto, será feito o EIA/Rima. “Acredito que em no máximo até abril, teremos a notícia da inclusão definitiva de Cuiabá”, acredita.
O cronograma de trabalho interno da ALL, como já foi anunciado por Basílio, está dividido em cinco fases. A curto prazo, a ALL se comprometeu a contratar uma empresa para definir o traçado (atualmente existe o original e uma nova proposta) e estimar custos. A etapa seguinte é a obtenção de financiamento. A terceira etapa prevê a contratação do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), inclusive com as projeções de custos de compensação ao meio ambiente. Estudo que deverá levar cerca de três meses. A quarta etapa será voltada para execução do projeto, traçado e custos e a última fase, o início da obra física. O único prazo dado pela ALL é com relação à apresentação da empresa até o dia 29.
Apesar de alguns estudos prévios e antigos do projeto mostrarem a viabilidade do modal ferroviário, a ALL colocou em cheque a tão propalada viabilidade, ratificada ano a ano pelas autoridades estaduais. A projeção de que com a vinda dos trilhos para Cuiabá o transporte anual de cerca de 6 milhões de toneladas (t) – estimativa para este ano – seria elevado para 14 milhões/t, não são suficientes para a tomada da decisão.
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