O presidente da Transnordestina Logística (ex-Companhia Ferroviária do Nordeste, CFN), Tufi Daher Filho, informou ontem ter sido concluída a captação de recursos para a construção da Ferrovia. “Finalizamos nessa semana o último contrato com o BNB [Banco do Nordeste do Brasil] aqui em Fortaleza, de R$ 180 milhões. Com isso, todo o financiamento da Transnordestina está garantido”, afirmou Daher Filho, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, antes de embarcar para uma reunião em São Paulo com o Conselho da empresa.
Ao todo, serão investidos R$ 5.422 bilhões nos quase dois mil quilômetros de malha férrea que interligará o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). De acordo com Daher Filho, 35 mil toneladas de trilho já encontram-se na sede da empresa.
Volume este que, conforme ele, garantirá as obras dos trechos Missão Velha/Salgueiro e Salgueiro/Trindade. “Agora, estamos negociando as outras compras. O trecho Missão Velha/Pecém estamos apenas aguardando a licença de instalação para darmos início e o Governo do Estado [responsável pelas desapropriações] também está atuando para deixar frentes de trabalho de, no mínimo, 30 quilômetros para que a gente possa começar”, ressaltou.
A distribuição do dinheiro aplicado se dará da seguinte maneira: a Companhia entra com R$ 681 milhões de recursos próprios. Um volume de R$ 900 milhões são de financiamentos do Banco Nacional Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). São R$ 823 milhões do Fundo de Investimento do Nordeste. Outro empréstimo do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), no valor de R$ 2.672 milhões e as duas menores parcelas, uma do BNB de R$ 180 milhões e outra do Governo Federal de R$ 164 milhões.
Atraso nas obras
Reconhecendo que as obras, de fato, sofreram atraso tanto nas desapropriações, como na concessão das licenças ambientais e nos financiamentos, o presidente da Transnordestina Logística diz que será feito “o máximo possível para entregar a obra concluída até 2010”.
Segundo Daher Filho, o trecho de 96 quilômetros que liga Missão Velha (no CE) à Salgueiro (PE) está com a infra-estrutura praticamente concluída, faltando apenas a construção de um túnel por baixo da CE-293 até a BR-116. “Iniciamos em fevereiro Salgueiro/Trindade e finalizaremos em setembro a recuperação de um trecho ferroviário de 550 quilômetros, que também faz parte da Transnordestina, do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], entre Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco até Porto Real do Colégio, em Alagoas. Agora estamos aguardando as três últimas licenças de instalação para começarmos os outros trechos em paralelo”, explicou o presidente da Transnordestina Logística.
O objetivo do projeto, é que a ferrovia una as pontas mortas do sistema ferroviário nordestino – Missão Velha/CE, Salgueiro/PE e Petrolina/PE, possibilitando assim, o desenvolvimento econômico de diversos setores em sua extensão.
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