O projeto executivo da segunda frente de trabalho da Ferrovia Transnordestina, no trecho Salgueiro-Trindade (PE), elaborado pelo Governo do Estado, foi questionado pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura (Dnit). Ontem, em Brasília, houve uma reunião entre os envolvidos, com a presença de um representante da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), na qual o órgão cobrou respostas de dúvidas encontradas no documento que não foram enviadas no prazo solicitado. A ferrovia está orçada em R$ 4,5 bilhões e incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Na reunião, ficou decidido que o Estado responderia aos questionamentos do Dnit até o dia 30 de janeiro, para que, em 15 dias, o projeto passe por uma nova análise para ser aprovado. De acordo com a assessoria de Imprensa do órgão federal, como o projeto envolve muitas informações técnicas sobre traçados e locais de transbordo, por exemplo, alguns dados não ficaram claros para o departamento. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ficou responsável por elaborar o projeto executivo desse trecho que foi enviado ao Dnit em dezembro.
O departamento fez a avaliação no “apagar das luzes” do ano passado e, no começo de janeiro, questionou o projeto. Insatisfeito, convocou o Estado que não tinha se pronunciado até a reunião de ontem. Enquanto isso, as obras da ferrovia continuarão a passos lentos, pois a CFN só pode solicitar o licenciamento ambiental e dar início à licitação de contratação da obra com todo o projeto executivo dos 170 quilômetros do trecho pernambucano. Na tentativa de acelerar o processo que começou a ficar burocrático no segundo semestre de 2007, em dezembro passado, o Governo do Estado e o Dnit assinaram um termo de cooperação técnica para agilizar o andamento das licenças ambientais e as desapropriações das atividades da ferrovia em Pernambuco.
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As obras foram iniciadas em julho de 2006, com previsão de finalização em 2010. Dos 1.860 quilômetros totais da ferrovia, apenas o trecho Salgueiro (PE)-Missão Velha (CE), cerca de 95,46 quilômetros, está em obras. Em outubro passado, os primeiros trilhos (cerca de 34 mil toneladas) desembarcaram no Porto de Suape para serem colocados nesse trecho, porém estão alocados na sede da CFN, no bairro de São José, por não haver frente de trabalho suficiente para serem colocados.
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