Em cerca de três meses, os moradores de Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, poderão ficar livres dos congestionamentos formados toda vez que trens de carga cortam seu perímetro urbano em direção ao porto.
Esse é o prazo estimado para a conclusão de obra feita pela MRS Logística, em acordo com a ALL (América Latina Logística), que implantará um terceiro trilho em uma linha férrea já existente entre o Perequê (Cubatão) e o Valongo (Santos), fora da área urbana.
Reivindicação antiga dos moradores, os trens de carga vão deixar de circular dentro das cidades. As empresas devem se reunir nas próximas semanas para definir a data de desativação da linha.
Segundo o presidente da MRS Logística, Júlio Fontana Neto, as obras para implantação do terceiro trilho começaram no início deste mês e custarão R$ 5 milhões.
O problema ainda não havia sido resolvido porque a bitola (distância entre os trilhos) das linhas é diferente. Em Santos, os transtornos são mais visíveis, já que a ferrovia cruza ao menos seis das principais avenidas que ligam o centro à orla da praia.
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