Gerson Toller, vice-presidente do Conselho Diretor da AD-Trem, Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos de SP, Guilherme Quintella, presidente do Conselho Diretor da AD-Trem
O secretario de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, anunciou na noite desta terça-feira (dia 21), a criação da AD-Trem — Agência de Desenvolvimento de Trens Rápidos entre Municípios, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Revista Ferroviária 2005, em São Paulo. Formada por empresários que atuam no setor, a Agência tem como objetivo promover a introdução, a implantação e fomentar o desenvolvimento do transporte ferroviário interurbano rápido de passageiros em todo o território nacional.
Na mesma noite foi assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e a AD-Trem para a cooperação mútua e a elaboração de estudos para a implantação de dois projetos importantes de trens rápidos de passageiros no estado, o Expresso Bandeirantes e o Expresso Aeroporto (também conhecido como o Trem de Guarulhos).
Na solenidade, Jurandir Fernandes, o presidente do Conselho Diretor da AD-Trem e diretor da EDLP, Guilherme Quintella, e o diretor-executivo da Revista Ferroviária e vice-presidente do Conselho Diretor da AD-Trem, Gerson Toller, celebraram a parceria.
Em outubro do ano passado, Jurandir Fernandes apresentou na Assembléia Legislativa de São Paulo um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira para implantação do trem rápido São Paulo-Campinas, batizado de Trem Expresso Bandeirantes (Ver nota “Expresso Bandeirantes tem projeto”).
O estudo analisou o projeto de implantação de uma ligação ferroviária de 92 km, partindo da Estação Barra Funda, em São Paulo, passando por Jundiaí e chegando á Estação de Campinas, hoje semi-desativada. O custo total será de R$ 2,7 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão aplicados em obras de infra-estrutura, R$ 700 milhões na compra de material rodante, R$ 240 milhões em sistemas, R$ 100 milhões referente ao custo das desapropriações e R$ 160 milhões em outros itens. A intenção do governo de São Paulo é recorrer às PPPs.
O projeto do Expresso Aeroporto (Trem de Guarulhos) prevê a utilização de 31 km de linha (20 km da malha da CPTM mais 11 km de linha nova) e será capaz de transportar 126 mil passageiros/dia. Com um custo estimado de US$ 739 milhões, o projeto está em fase de avaliação pelo comitê gestor para verificar se é capaz de atrair investidores privados.
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