Trem vai ocupar gabinete em Ouro Preto

O investimento nas ferrovias com vistas ao turismo vem na contramão da deterioração das estradas. As empreiteiras responsáveis pelas obras que vão devolver o trem aos trilhos que ligam Mariana e Ouro Preto vão correr contra o tempo para terminar os serviços até 21 de abril de 2006. A linha férrea que une as duas cidades está completamente danificada. Em alguns trechos, foi saqueada por vândalos e desapareceu. Além da reconstrução do ramal, o projeto da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) inclui a recuperação de quatro estações de trem ao longo do trajeto. Na primeira delas, funciona, há oito anos, o gabinete da Prefeitura de Ouro Preto. O imóvel está prestes a ser desocupado.


O prédio, que pertence à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), era parte do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Segundo o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, foi inaugurado em julho de 1889 por Dom Pedro II e pela Princesa Isabel. “Eles vieram do Rio de Janeiro a Minas Gerais especialmente para isso`, diz. A assinatura do contrato da Vale e as empresas de construção civil acontece em 1º de julho e sela o início imediato dos trabalhos. A previsão é de que o trem turístico comece a apitar no próximo feriado de Tiradentes, conforme publicado, com exclusividade, na edição de sábado do HOJE EM DIA. A operação da Maria-fumaça ficará com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que faz parte da CVRD.

O prefeito de Ouro Preto já comemora a volta do trem. A “Linha Mineira` foi desativada em 1997, com o fim do transporte de bauxita vinda de Cataguases, na Zona da Mata mineira, para Ouro Preto. “O projeto vai redimensionar a Estrada Real, que é a mais importante via turística em curso no Brasil. Também vai resgatar uma estrada de ferro construída no período imperial`, diz Angelo Oswaldo. Ele não arrisca o número de novos empregos no município, mas está certo do incremento na economia local – Ouro Preto recebe 500 mil turistas por ano. “Isso implica a revitalização de bairros de Mariana e Ouro Preto cortados pela ferrovia, e também a aproximação das duas cidades`, completa.

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Fonte: Hoje em Dia – MG

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