Convênio operacional entre Companhia de Transporte de Salvador (CTS) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foi assinado ontem (dia 11), para dar andamento ao processo que assegura mais R$ 488 milhões às obras do metrô de Salvador. O acordo também prevê a liberação de R$ 30 milhões para novos investimentos na manutenção da ferrovia, no trecho Calçada-Paripe.
O presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Elionaldo Magalhães, esteve em Salvador para assinar o novo documento. Foi recebido pelo prefeito João Henrique e o secretário de Transportes e Infra-Estrutura, Pedro Dantas, que também preside a CTS. Esta é mais uma etapa do trabalho realizado em parceria entre a Prefeitura e os governos federal e estadual para avançar com a construção do metrô.
No dia 3 de dezembro, o prefeito João Henrique formalizou o acordo, assinando este convênio que assegura recursos para a etapa Lapa-Pirajá. Também assinaram os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Márcio Fortes de Almeida (Cidades) e o governador Jaques Wagner. Hoje (dia 11), os dirigentes da CTS (gestora do projeto) e da CBTU (co-gestora), com a interveniência do Ministério das Cidades, fixam as regras para a operacionalização dos trabalhos.
O convênio é importante porque permite a construção de 12 km do metrô, da Lapa até Pirajá, com o término das obras do primeiro trecho (de seis quilômetros de extensão) entre a Lapa e o Acesso Norte, e o trecho seguinte, entre o Acesso Norte e Pirajá. O projeto integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conduzido pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Seja o primeiro a comentar