Depois de um trem no Pantanal, chegou a vez do Espírito Santo ter seu trem turístico. A Serra Verde Express está realizando um estudo de viabilidade junto a empresa Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para a criação desse novo equipamento. “Já tivemos uma conversa inicial com a ferrovia que faz as operações de cargas e devemos ter um posicionamento até março. Dali poderemos definir como comercializar e todo o cronograma de lançamento”, revela com exclusividade Adonai Arruda Filho, diretor Comercial da Serra Verde Express, em visita na tarde desta quarta-feira (28/01) a sede do MERCADO&EVENTOS/ FOLHA DO TURISMO, em São Paulo. A previsão é inaugurar o trem em maio de 2010.
O trem faria o roteiro de Viana, na região metropolitana do Espírito Santo, até a cidade de Marechal Floriano, a 560 metros de altitude. O percurso é todo rodeado por rios e cachoeiras e também incluiria uma parada em Domingos Martins, eleita uma das cidades mais românticas do país. “Queremos colocar cinco vagões para essa operação turística com uma capacidade para até 48 pessoas. Além da própria população de Vitória, esperamos um grande número de visitantes dos mercados paulista, fluminense e baiano”, comenta Adonai Filho.
A ideia da Serra Verde é operar aos sábados e domingos duas vezes por dia. No entanto, essa confirmação depende de um acordo com a FCA para se chegar a um valor viável de cobrança pelo uso das litorinas. “No trem da serra do mar de Paraná é cobrado uma porcentagem sobre a tarifa. No trem do Pantanal, o pagamento será por aluguel de viagem. Estamos esperando a resposta deles para decidir a melhor forma”, completa. Enquanto esse projeto segue em negociação, Adonai revela que a Serra Verde recebe inúmeros propostas de implantação de trens pelo país. O último convida para a operação de um trem turístico na região de Casemiro de Abreu, em Rio das Ostras, Rio de Janeiro.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De concreto, no entanto, está o Trem do Pantanal. O diretor ressalta que os bilhetes estarão no sistema de vendas a partir de março. O trecho Campo Grande-Miranda será lançado no próximo dia 8 de maio com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Para estimular as vendas, a Serra Verde prevê criar promoções, inclusive, um passaporte de descontos válido para os trens do Paraná e do Pantanal. De fato, os números não preocupam a operadora ferroviária. Em 2008, a Serra Verde obteve um aumento de 15% em passageiros, totalizando mais de 134 mil pessoas transportadas somente no trecho entre a capital e o litoral paranaense.
Concurso – Responsável também pelo website Amantes da Ferrovia, Adonai Filho, anuncia um concurso de fotos. A partir do dia 2 de fevereiro, aqueles que postarem fotos no site www.amantesdaferrovia.com.br com algum dos 22 trens turísticos do Brasil concorrem a um final de semana no Trem do Pantanal logo após o seu lançamento, no dia 14 de maio. A foto mais votada ganha um passeio de trem e hospedagem no Pantanal. Já o segundo lugar é premiado com um fim de semana no trem de Curitiba. As imagens devem ser postadas até o dia 12 de abril.
Seja o primeiro a comentar