A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se prepara para lançar, em novembro, dois editais para a construção de ferrovias que somam R$ 11 bilhões em investimentos. Serão licitados o prolongamento da ferrovia Norte-Sul, entre Palmas (TO) e Santa Fé do Sul (SP), e a ferrovia Oeste-Leste, entre Alvorada (TO, onde há a integração com a Norte-Sul) e Ilhéus (BA). Segundo o presidente da agência, Bernardo Figueiredo, investidores não faltam: — Acredito que esses leilões serão tão concorridos quanto o leilão de sete rodovias federais, realizado no fim de 2007, quando mais de 30 grupos participaram — disse ele, frisando que as obras não vão prejudicar o leilão do trem-bala Rio-São Paulo, previsto para o primeiro semestre de 2009.
A extensão da ferrovia Norte-Sul prevê investimentos de R$ 4,6 bilhões na construção de 1.538 quilômetros de vias férreas. A Vale está entre as favoritas, por já administrar o trecho da estrada de Palmas ao Maranhão e ao Pará. Mas a maior novidade será a Oeste-Leste. O governo quer criar, rapidamente, mais uma rota de escoamento da produção do Centro-Oeste — os estudos definitivos para essa ferrovia foram iniciados no fim de 2007.
A obra vai cruzar uma das novas fronteiras do agronegócio, a região de Luis Eduardo Magalhães e Ibotirama (BA), além de passar por Brumado, na divisa com o Norte de Minas Gerais. No total, são previstos R$ 6,4 bilhões de investimentos para a construção de 1.504 quilômetros. A nova linha poderá desafogar os congestionados portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
O modelo deve seguir o do leilão do trecho da Norte-Sul licitado em novembro de 2007, quando a Vale venceu a disputa para explorar a ferrovia por 25 anos, renováveis por igual período, e assumiu o compromisso de pagar à Valec — estatal do setor — R$ 1,478 bilhão, que será direcionado para a obra, sem risco de contingenciamento.
Para Rodrigo Vilaça, diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o atual momento econômico e uma “grande segurança jurídica no setor” devem atrair fundos nacionais e estrangeiros.
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