A concessionária ALL (América Latina Logística) confirmou nesta quarta-feira, 21 de outubro, a representantes das prefeituras envolvidas, a reativação do ramal ferroviário que liga a malha principal a Piracicaba. Falta apenas definir o traçado – que pode tanto ser pelo antigo ramal ferroviário desativado, que parte de Nova Odessa e corta Americana e Santa Bárbara d’Oeste, quanto por um novo traçado, cujos estudos de viabilidade serão solicitados ao DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes).
Em ambos os casos, no entanto, está praticamente descartada a utilização do trecho do ramal ferroviário que corta a zona urbana de Santa Bárbara, em função dos empecilhos urbanísticos que a reativação deste trecho traria.
Além disso, os representantes da Prefeitura de Nova Odessa no encontro, realizado em Piracicaba, sugeriram uma terceira opção, que também pode fazer parte dos estudos de viabilidade técnica e financeira que serão solicitados ao DNIT: a transposição de todo o trecho que corta as zonas urbanas de Sumaré, Nova Odessa e Americana para Oeste, cortando a zona rural destas cidades e sanando os problemas causados pelos trens que cortam as regiões centrais.
A ALL administra e opera 11 quilômetros de linhas férreas em Nova Odessa (parte em utilização, parte não), 11 em Sumaré (em utilização), 14 em Americana (em utilização), 18 em Santa Bárbara (todos desativados) e 22 em Piracicaba (desativados).
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