O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade, participou, nesta quinta-feira (11), do lançamento da pedra fundamental do Terminal Intermodal de Carga de Pirapora, no Vale do São Francisco, uma iniciativa da Vale/FCA em colaboração com o Governo de Minas. O empreendimento integra um complexo de ações no contexto do transporte ferroviário de carga em Minas Gerais.
O evento teve a participação, ainda, do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, do presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), Eduardo Lery e do diretor da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Marcello Magistrini Spinelli, além de lideranças regionais.
“Este é um projeto do Governo de Minas em parceria com a Vale e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para viabilizar o Projeto de Desenvolvimento da Produção e Logística de Escoamento de Grãos e pode ser visto como marco na retomada dos investimentos de grande porte na nossa malha ferroviária”, destacou o secretário Raphael Andrade.
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O secretário de Desenvolvimento Econômico salientou ainda que ao desenvolver um corredor alternativo de exportação de grãos, o Estado quer incentivar o aumento da produção de cereais no Noroeste de Minas e estruturar um corredor via Pirapora com acesso ao Porto de Vitória.
Acrescentou ainda que, apesar da crise econômica mundial, o desenvolvimento do projeto da Vale/FCA não poderia ser postergado. “É sabido que a demanda mundial por grãos é crescente e seu atendimento não pode ser adiado, sob pena de graves conseqüências mundo afora”, destacou.
Revitalização – O Terminal Intermodal de Pirapora (TIP) será construído em uma área de quatro hectares, localizada fora do perímetro urbano da cidade. A unidade terá dois silos de armazenagem, com capacidade estática de 3 mil toneladas cada; equipamentos para descarga de caminhões e para embarque nos vagões, um estacionamento para carretas com 18,5 mil metros quadrados, uma balança rodoviária e outra ferroviária. A previsão é que movimente de 40 a 80 vagões por dia no seu primeiro ano de operação. O primeiro trem parte do terminal para Vitória já no início da safra de 2009.
O projeto engloba também a revitalização da Via Permanente entre as estações de Corinto e Pirapora e adequação do trecho até Sete Lagoas e outras ações, como aquisição e reforma de locomotivas, com investimentos da Vale/FCA que superam os R$ 300 milhões.
Segundo informações da Vale/FCA, o trecho ferroviário de 159 quilômetros entre Corinto e Pirapora está na fase final de remodelação – já há 150 quilômetros prontos para circulação do trem – e foi construído um prédio, em Várzea da Palma, que serve de instalação de apoio para as atividades ferroviárias.
O empreendimento tem a participação também da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que está trabalhando na remodelação das rodovias-chaves sob jurisdição do Estado.
A previsão é de que o projeto seja concluído em dezembro de 2013, com expectativa de um faturamento da ordem de R$ 26 milhões já em 2009, podendo atingir R$ 97 milhões no ano 2013. Serão gerados cerca de 35 mil empregos diretos na região, englobando toda a cadeia produtiva, desde o plantio até o escoamento. Toda a região Noroeste, constituída por 20 municípios, deverá ser beneficiada pelo projeto.
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