Ferrovia em BH pode virar avenida

O ramal ferroviário desativado de Águas Claras, em São Sebastião das Águas Claras, no distrito de Nova Lima, poderá agora ter outra destinação. A Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, pleiteia a retirada dos trilhos ao longo da extensão do ramal ferroviário para dar lugar à construção da Via Estrutural Norte, uma avenida que ligará o norte do município ao centro da cidade e irá até a BR-040, na altura dos motéis.


O terminal acaba em São Sebastião das Águas Claras. De lá até a sede é outra via. Para criar o acesso vamos utilizar leitos já existentes, estradas vicinais e de manutenção de equipamento público. Alguns ajustes serão feitos, mas não haverá cortes ou intervenções substanciais, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento, Vítor de Campos Silveira.


O secretário disse que a via passará pelo centro urbano-comercial que a Vale pretende construir na área da antiga mina e, caso seja concretizada, proporcionará, além de uma integração maior entre o norte e o centro da cidade, uma via alternativa de ligação entre Nova Lima e Belo Horizonte.


Para tirar a intervenção do papel, as prefeituras já assinaram um protocolo de intenções e pediram ao governo federal, por meio de um ofício enviado recentemente, que doe o terreno do ramal desativado – construído na década de 70 para escoamento do minério de ferro explorado pela Minerações Brasileiras Reunidas S/A (MBR).


Uma vez que isso nos for concedido, vamos sentar com os governos estadual e federal e a iniciativa privada para ver em que formato podemos fazer isso. A prefeitura está disposta a investir o que puder nessa obra, afirmou o secretário de Desenvolvimento.


Para melhorar a integração da região sul, Nova Lima estuda a Via de Integração de Rio de Peixe, que ligará o distrito de Honório Bicalho a Macacos, Alphaville e à BR-040, na altura do Jardim Canadá.


Especialista. O doutor em planejamento de transporte e trânsito Paulo Tarso Resende disse que a ideia é bem-vinda. De acordo com ele, além dos benefícios para o trânsito, a economia feita com a utilização do traçado já existente é grande, inclusive porque não serão necessárias desapropriações.


O especialista aponta ainda que a única preocupação é com o meio ambiente, já que a área é de preservação. Não há dúvida que a ideia é boa. A região precisa de uma solução urgente para desafogar o trânsito.


Sobre trilhos


VLT. Contagem e Betim também querem usar uma linha férrea para transporte. A ideia é usar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como alternativa ao metrô. O processo está em fase de negociações.


Belo Horizonte


AGU autoriza obras em linha férrea


A Advocacia Geral da União (AGU) autorizou ontem o início das obras de modernização da linha férrea no trecho entre os bairros Horto e General Carneiro, na região Leste da capital. As intervenções estavam pendentes por conta de um imbróglio envolvendo uma dívida da Ferrovia Centro Atlântica, da Vale, que vai realizar a obra, junto com o governo federal.


Além da duplicação da linha férrea, o investimento prevê a abertura da avenida Souza Aguiar e as construções de um viaduto ferroviário sobre a avenida Itaituba, no bairro São Geraldo, e de um viaduto rodoviário ligando a avenida dos Andradas ao bairro Caetano Furquim, além de três passarelas de pedestres na região.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Tempo online

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0