No dia 13 de dezembro, José Montilla, presidente da Generalitat de Catalunya, inaugurou as primeiras cinco estações da Linha 9 do metrô entre Can Zam e Can Peixauet.
Ele foi acompanhado pelo ministro do Ordenamento do Território e das Obras Públicas, Joaquim Nadal, o prefeito de Santa Coloma de Gramenet, Núria Parlón, o Vice-Presidente José-Lluís Carod-Rovira, o Ministro do Interior, Joan Saura, e o prefeito de Barcelona, Jordi Hereu.
Na sequência da visita de uma estação de Can Zam, as autoridades andaram no primeiro trem de Can Peixauet. No discurso de inauguração, Parlón descreveu a chegada do metro em Santa Coloma como o início de uma nova era para o município, enquanto Montilla descrevia o trem totalmente automatizado como “o melhor serviço de metrô em nosso país e um dos mais avançados em Europa”.
Após as cerimônias, a Linha 9 foi aberta ao público às 15h00. Estimativas oficiais indicam que 28.000 pessoas realizaram viagens até o termino das operações, às 22h. A seção de 4 km da Linha 9 entrou em operação comercial no dia 14 de dezembro, com os trens funcionando inicialmente em intervalos de 6 minutos entre 06h e 22h. A baldeação com a Linha 1 está prevista na estação Fondo.
Comandada pela Ifercat, a autoridade de infra-estrutura ferroviária da Catalunha, a linha é operada pela TMB a partir do seu novo centro de controle em La Sagrera. Uma frota de cinco carros Metropolis está sendo fornecida pela Alstom, enquanto um consórcio entre a Siemens e a Dimetronic está fornecendo a sinalização CBTC.
A próxima extensão da Linha 9 entre Gorg e Sagrera deverá entrar em serviço no segundo trimestre de 2010. Uma vez concluída em 2014, a linha driverless terá 47,8 km de comprimento com 52 estações.
Seja o primeiro a comentar