Investimentos em transportes são urgentes

Investimento em metrô, trem e em corredores de ônibus. Essa deve ser a tônica dos discursos dos principais candidatos à Prefeitura de São Paulo e é a solução recomendada por especialistas em transporte para atenuar o problema do trânsito na cidade. Projetos mirabolantes e obras faraônicas estão longe de resolver os problemas da cidade e não convencem mais o eleitor, segundo técnicos que ajudarão a elaborar os programas dos partidos. Ampliação do rodízio, pedágio urbano e restrição da circulação de caminhões, consideradas como medidas de alto custo político, também deverão ser evitados pelos postulantes. 


Reunidos ontem em um hotel de São Paulo, representantes dos governos municipal e estadual, dirigentes sindicais e técnicos da área de trânsito e transporte debateram os problemas de mobilidade que afetam a capital paulista num fórum promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento para Turismo. 


Para eles, Marta Suplicy (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM) devem convergir em suas propostas. Os especialistas chegam a estimar que 80% das propostas serão parecidas. Eles devem se diferenciar na ênfase que darão os investimentos no metrô e na ampliação dos corredores de ônibus, pilares das campanhas. 


Segundo o presidente da Associação Nacional de Transporte Público, Ailton Brasiliense, pode haver disputa entre o governo municipal e o estadual, que injeta a maior parcela dos recursos nas obras do metrô e dos trens. Todos devem defender mais recursos para o metrô. Precisa ver no pós eleitoral, se o candidato que vencer vai querer realmente dividir a conta com o governo do Estado, lembrou. Marta, comentou, terá apoio do governo federal e dirá que a União investiu no metrô e no Expresso Tiradentes. Kassab e Alckmin usarão a parceria com o governo estadual como trunfo. 


A ampliação dos corredores de ônibus foi defendida quase em consenso pelos especialistas, que ressaltaram que a alternativa não pode ser extensiva a táxis, como acontece hoje. Para Brasiliense, deve ser a opção mais defendida por Marta, que reformulou o sistema de transporte com os corredores em sua gestão. Entretanto, essa opção política pode trazer prejuízos na campanha eleitoral aos candidatos que a defenderem. Na análise de Brasiliense, a retirada de uma faixa dos carros para a construção de uma de ônibus pode ser alvo de críticas da classe média. 


Durante a discussão, o pedágio urbano foi um dos temas mais lembrados pelos especialistas. Defendido amplamente pelo arquiteto e urbanista Cândido Malta, o pedágio seria uma forma de financiar os investimentos em metrô. Segundo a proposta do urbanista, o custo por carro, diariamente, seria de US$ 2 para circular pelo centro expandido. Isso pode gerar aos cofres públicos US$ 8 milhões por dia. Em um ano, seriam US$ 1,6 bilhões para a cidade aplicar em transporte coletivo. Esse investimento daria oportunidade às pessoas para que usem menos os carros, acredita. É a equação salvadora de São Paulo, empolga-se. 


O tema, entretanto, deverá passar ao largo dos discursos dos candidatos, pelo grande rejeição da população. O próprio Malta reconhece: Os políticos têm muito medo de perder voto e o pedágio é polêmico para quem vai pagar, a classe média, com grande influência na mídia, diz o ex-secretário municipal de planejamento e técnico com ampla circulação nos governos municipal, de Kassab, e estadual, de José Serra (PSDB). 


Em consenso, os especialistas afirmaram que é preciso aproveitar melhor as principais vias da cidade, sem construir grandes obras. Malta é pessimista em relação ao Rodoanel, vitrine da gestão de Alckmin no governo do Estado. Para ele, a obra, que teve vultosos investimentos, terá um período curto de eficiência – seis meses. A frota de carros não pára de crescer e logo não resolverá mais. Não melhora o sistema viário, diz. 


O professor Marcos Cintra, da FGV, reforçou as críticas às constru

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Valor Econômico

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0