Ajudar a formar jovens profissionais preparados para atender à demanda do setor de transportes no Brasil. Este foi o objetivo do 1º Encontro de Logística de Transporte da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizado nesta segunda-feira, no Auditório da Escola de Engenharia.
Organizado pelo Núcleo de Logística Integrada e Sistemas da UFF (Logis), o evento contou a presença de autoridades do setor que traçaram um panorama da logística no Brasil para universitários. Foram discutidos os principais atos necessários ao desenvolvimento dos transportes ferroviário, rodoviário e marítimo no país.
O reitor da universidade, Roberto de Souza Salles, abriu o encontro manifestando a vontade de que este tipo de encontro seja mais freqüente. “É das universidades que sairão os profissionais capacitados para achar soluções para nossos gargalos”, comentou, antes de passar a palavra à pesquisadora Marta Monteiro da Costa Cruz, da Universidade do Espírito Santo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em seguida, Dalmo Marchetti, representante do Bndes, mostrou como está o panorama nos setores aéreo, rodoviário e hidroviário, principalmente no que tange aos investimentos. Em seguida, falou ao público Hilário Pereira Filho, superintendente de Serviços de Transportes de Cargas nas Ferrovias, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Logo após, foi a vez de Rodrigo Vilaça, diretor da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), antecedendo uma apresentação de projetos de pesquisas da UFF.
Depois de pausa para o almoço, quatro palestras fecharam o evento. A primeira foi de Carlos Serman, superintendente de Exploração de Infra-Estrutura da ANTT, seguido por Virgílio Leocádio, gestor de interação da Ponte S/A, de José Luís Soares, diretor da Libra Terminal Rio, e por último José Luiz Teixeira, representando a Docas do Rio.
Seja o primeiro a comentar