A ALL e a multinacional belga Katoen Natie firmaram parceria para criar uma nova opção de transporte de contêineres entre Paulínia e o porto de Santos. O novo canal representa uma evolução no transporte ferroviário no estado de São Paulo e prevê a movimentação ferroviária a partir do Centro de Distribuição Multimodal (CDM) localizado em Paulínia, com capacidade para movimentar cerca de 110 contêineres por dia.
Segundo o gerente da unidade de Produtos Industrializados da empresa, Bruno Lino, “a operação visa conectar pelo modal ferroviário o maior porto do país com o principal mercado de contêineres de uma forma mais segura e com menor custo”. Para atender a operação, a ALL irá reformar 120 vagões, seis locomotivas, e via permanente, num investimento total de R$ 6 milhões.
A belga Katoen Natie irá ampliar o ramal ferroviário com mais 700 metros e visa criar um pátio de manobras, o que facilitará a operação, podendo receber até 65 vagões por vez. Entre os investimentos, também estão a ampliação do pátio de contêineres de 15 mil metros quadrados para 45 mil metros, a ampliação de um armazém, e a construção de uma estação de limpeza e conserto de contêineres.
Para Lino, a parceria com a Katoen Natie mostra uma mudança no perfil do transporte ferroviário no estado de São Paulo. “Estamos trazendo para São Paulo o know-how que desenvolvemos nos mercados da Região Sul, onde já movimentamos anualmente cerca de 100 mil TEUS”, explica.
O modal ferroviário está integrado a estrutura da CDM de Paulínia, que conta com silos de armazenagem, armazéns, mistura e homogeneização, entre outros recursos. “Iremos transportar os produtos através de um modal mais seguro, inteligente e sustentável”, salienta o Gerente Comercial da Katoen Natie, Michel Gelders.
O transporte para o porto de Santos está sendo feito, inicialmente em fase de testes, com dois pares de trens por semana, mas a previsão é que até o final do ano este montante chegue a um par de trens por dia. “Estamos realizando parceria com armadores para ganhar escala na operação, instalar depots no terminal da Katoen Natie e oferecer maior nível de serviço ao cliente final. Para 2008, teremos saídas diárias de Paulínia e de Santos”, conta Lino.
A localização do CDM é estratégica para o mercado consumidor, pois, através de operação intermodal, o serviço poderá abranger as cidades de Piracicaba, Rio Claro e Limeira, além da região de Campinas e Paulínia. O terminal está capacitado para operações de produtos químicos e petroquímicos, automotivos, bens de consumo e cargas gerais. A Katoen Natie objetiva também operações com produtos farmacêuticos, cosméticos e defensivos agrícolas.
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