O Museu Vale do Rio Doce, desde outubro de 2006, conta com o Centro de Memória da Estrada de Ferro Vitória a Minas, com o propósito de disponibilizar ao público uma vasta documentação sobre a ferrovia, criada em 1902. O acervo, com cerca de 10 mil itens, contém slides, plantas, mapas, documentos, livros, fotografias, dentre outros, organizados por meio de um banco de dados.
O atendimento ao público ocorre de terça a sexta, das 10h às 18h. Para atendimento a grupo, o agendamento deve ser solicitado pelo e-mail centrodememoria@mvrd.com.br, ou pelo telefone (27) 3333 2484.
Por meio do projeto realizado pela Companhia Vale do Rio Doce em parceria com o Banco Real, através da Lei Rouanet, o museu foi Inaugurado em 15 de outubro de 1998.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O Centro encontra-se em um imóvel restaurado e adaptado, que foi sede da antiga Estação Pedro Nolasco, no município de Vila Velha (ES). Às margens da baía de Vitória, a exposição permanente sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas tem destaque para a maquete, esquema do processo de transporte do minério das minas ao porto.
O horário de atendimento ao público ocorre de terças as quintas, sábado e domingo de 10h às 18h; sextas-feiras de 12h às 20h.
Seja o primeiro a comentar