O transporte ferroviário é o setor que menos consumiu energia em 2005. De acordo com informações do Balanço Energético Nacional, do Ministério de Minas e Energia, a ferrovia utilizou 0,3% do consumo final de energia do Brasil – medido em Toneladas Equivalentes de Petróleo. O dado foi lembrado pelo diretor executivo da Revista Ferroviária, Gerson Toller, durante sua palestra no ato de inauguração da feira Negócios nos Trilhos 2006, que contou com a participação do ministro dos Transportes, Paulo Sério Passos, além de empresários e técnicos do setor.
“Isto é menos do que consumiu o transporte aéreo e menos do que o aquaviário. Menos que indústria de cerâmica ou a de cimento – na verdade, entre os 20 setores pesquisados pelo balanço, o transporte ferroviário é o que menos consome energia”, afirma Gerson Toller. “E com seus modestíssimos 0,3% o que faz o transporte metro-ferroviário hoje? Os trens de carga transportam atualmente cerca de 26% do volume deslocado em superfície; nas cidades onde existem metrôs ou trens metropolitanos, estes transportam 31% dos passageiros do transporte público. Isso, repito, utilizando 0,3% da energia consumida no pais”, provoca o jornalista.
A título de comparação, o transporte rodoviário por sua vez é o maior consumidor, utilizando 24,5% da energia despendida em 2005. “O correspondente a 48 milhões de toneladas equivalentes de petróleo foram gastos por automóveis e caminhões”, afirma Gerson Toller, destacando a importância ambiental da ferrovia: “É o que recomendam todos os tratados nacionais e internacionais sobre meio ambiente: priorizar o transporte metro-ferroviário em relação ao transporte rodoviário. É uma escolha, Sr. Ministro, que cabe ao governo fazer. E a nós, empresários e técnicos do setor ferroviário, executar”, completou.
Clique aqui para ver a tabela “Consumo de Energia por Setor”, do Balanço Energético Nacional.
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