Entrevista com Julio Fontana Neto, presidente da MRS Logística
O projeto do Ferroanel vai sair do papel. Com investimentos da ordem de R$ 800 milhões, o empreendimento está listado como uma das cinco obras prioritárias ancoradas nas Parcerias Público Privadas –PPPs. O projeto do Ferroanel Norte está “pronto “ nos mínimos detalhes”, informa nesta entrevista o presidente da MRS Logística, Julio Fontana Neto. A proposta da companhia é que a execução seja dividida em quatro etapas: a primeira se refere à segregação das linhas de carga dentro de São Paulo, a segunda ao Ferroanel Norte, a terceira ao acesso à região Oeste, e a quarta ao Ferroanel Sul.
O presidente descarta a possibilidade de uma nova concessão, independentemente de tratar-se de uma linha inexistente. “Pelo contrato de concessão, a empresa tem exclusividade sobre o que está dentro da sua área”, diz ele. Julio ressalta ainda que a companhia não participará como empreendedora no investimento do Ferroanel. “A operação é da MRS e a construção e a manutenção ficará a cargo de terceiros. E nós pagaríamos o direito de uso.”
A MRS está investindo este ano R$ 600 milhões, o que inclui a compra de 700 vagões, 29 locomotivas C-36, melhorias na via e a substituição do sistema de sinalização. A grande novidade fica por conta do desenvolvimento de um projeto exclusivo de locomotiva. “Uma máquina que se adequa aos nossos túneis e com um conjunto de potência e de aderência de acordo com o perfil da via da MRS”, diz Julio, acrescentando que a GE já apresentou o seu projeto e agora será a vez da GM, mas a companhia ainda não definiu o fornecedor. Ao todo serão 50 locomotivas, com entrega prevista para setembro de 2006.
Ainda este ano a empresa dará início ao desenvolvimento do projeto de execução da correia transportadora na Serra do Mar. Com 23 km de extensão, a correia permitirá a movimentação de nove milhões de toneladas/ano. Os investimentos visam atingir em 2008 a marca de 190 milhões de toneladas transportadas. Para este ano, a previsão é movimentar 110 milhões de toneladas, com um crescimento de 12% em relação a 2004 — 98,1 milhões de toneladas úteis.
RF – O projeto do Ferroanel vai sair do papel?
Julio — O Ferroanel vai sair. No momento o que está sendo proposto são quatro etapas para o Ferroanel. A primeira é a que classificamos como segregação das linhas de carga dentro de São Paulo, a partir da localização dos terminais. Sem incluir a Estação da Luz, mas chegando até o bairro do Ipiranga, incluindo a parte da alça em direção à cidade de Suzano. Os terminais hoje existentes serão mantidos e a idéia é evitar o uso de caminhões para se chegar até eles. A segunda etapa se refere ao Ferroanel Norte e a terceira é o que chamamos de acesso à região Oeste, a linha que vai para o município de Mairinque. E a quarta etapa é o Ferroanel Sul. Esta, acreditamos, é a forma mais lógica e é o que estamos tentando propor às autoridades, tanto estaduais quanto federais.
RF — O projeto está pronto?
Julio — Nós já fizemos o projeto do Ferroanel Norte, que foi desenvolvido pela Vetec Engenharia. O projeto foi elaborado nos mínimos detalhes, com todas as rampas, toda a concepção ferroviária até o último detalhe, incluindo os túneis, o traçado final, abordando a questão ambiental e considerando os valores da indenização pelas desapropriações.
RF — Qual será o investimento?
Julio — Nas duas primeiras fases é estimado um volume de recursos da ordem de R$ 800 milhões, incluindo as desapropriações.
RF — Esses valores também se referem ao sistema de controle de tráfego?
Julio — Sim. Faltam os investimentos em material rodante. Mas essa é uma outra questão sobre a qual precisamos sensibilizar o governo. Sobre a necessidade da operadora direcionar recursos para a compra de vagões e locomotivas
O Ferroanel vai sair
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