Todos os Projetos – 2005















Todos os projetos – 2005
O “boom” de crescimento do setor ferroviário continua restrito ao segmento da indústria relacionado à produção, recuperação e manutenção de locomotivas e vagões. No que diz respeito à construção da malha ferroviária, 2005 foi mais um ano perdido. Tanto para o setor de carga, como para o setor de passageiros, à exceção do Metrô de São Paulo.
Os projetos de expansão da via estão parados e até mesmo a construção da Nova Transnordestina parece ter perdido o ritmo depois de ter sido considerada prioritária pelo governo Lula. Com investimentos da ordem de R$ 4,5 bilhões, o projeto já teve aprovado o financiamento de parte dos recursos (R$ 1,9 bilhão) pelo BNDES.
Mas, pelo andar dos acontecimentos, a ferrovia não sairá do papel este ano. Assim como a Norte-Sul, cuja construção de novos trechos em Goiás e em Tocantins foi anunciada também pelo governo para 2005. Porém, com a prioridade dada à Transnordestina, o projeto de extensão da Norte-Sul foi relegado a segundo plano.
O levantamento “Todos os projetos”, realizado pela 18ª vez consecutiva pela Revista Ferroviária, constatou que no que segmento de carga os investimentos programados para 2005 se restringiram à remodelação da via (troca de trilhos e de dormentes), construção de desvios e pátios ferroviários.
No segmento de passageiros, mais uma vez o destaque é para o Metrô de São Paulo, com a expansão da Linha 2 e a construção da Linha 4. As obras de expansão permitirão a construção simultânea de duas linhas, num total de 19,6 quilômetros e 15 novas estações.
Único projeto de construção de linha realizado nos últimos anos, a Linha 4 também promete entrar para a história do setor metoferroviário como primeiro projeto vialibilizado pela PPP, como anunciou recentemente o secretário de Transportes Metropolitanos de SP, Jurandir Fernandes.
ALL

Projeto — As obras da ALL, iniciadas em 2005, estão divididas em: construção de desvios ferroviários; construção de novos pátios para cruzamento de trens; ampliação de pátios existentes; preparação do trecho Maringá-Londrina (PR) para o tráfego de locomotivas C-30.


Situação Atual — Foram concluídos este ano cinco pátios entre as estações de Uvaranas, em Ponta Grossa e Apucarana (PR); dois pátios entre as estações de São Francisco do Sul e Mafra (SC); um pátio entre Iguaçu e Araucária (PR). A operadora deu início em outubro às obras de construção de desvios ferroviários em Ponta Grossa (PR); em Araucária (PR); em Paranaguá (PR); em Rio Grande (RS); em Montenegro (RS); em Esteio (RS). Foram iniciadas também em outubro as obras de construção de novos pátios entre Uvaranas e Apucarana (um); entre Maringá e Apucarana (dois) e entre São Francisco do Sul e Mafra (dois). Também foram iniciadas as obras de ampliação dos pátios de Cambe, entre Apucarana e Londrina; de Alexandra, entre Paranaguá e Morretes; de Cruz Lima, entre São Francisco do Sul e Mafra. Na via permanente, começaram as obras de troca de trilhos e dormentes, reforço estrutural de pontes para 27 toneladas por eixo e adequação de gabaritos no trecho Maringá-Londrina.


Custo — Não divulgado


Empresas envolvidas — Não divulgadas


Início das Obras — Outubro de 2005


Prazo para conclusão — Março de 2006


 

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Fonte: Folha de São Paulo

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