O transporte de madeira do Sul para a fábrica da Votorantim Celulose e Papel (VCP), em Jacareí (SP), e o de exportação de açúcar a granel, para o Grupo Cosan, através do Porto de Santos, ficará a cargo da MRS Logística, concessionária da malha ferroviária sudeste. As novas parcerias são resultado do investimento da empresa na diversificação de cargas transportadas pelos seus trens.
Para viabilizar o fluxo de cerca de 216 mil toneladas de toras de madeiras por ano, para o abastecimento da VCP, foi assinado um contrato de investimento conjunto da ordem de R$ 7,2 milhões. “Todos os investimentos previstos já foram realizados. A MRS reformou 20 vagões plataforma e adequou seu terminal intermodal de Água Branca, em São Paulo (SP). Já a VCP, construiu um desvio ferroviário específico para descarga das toras de madeira”, explica o Coordenador do Projeto, João Paulo Duarte. “O grande volume de investimentos comprova a confiança do cliente nos serviços prestados. Este é um projeto de longo prazo, com garantias de volume e atendimento”, conclui.
O transporte tem início em Guaíba (RS), onde estão localizadas as áreas de plantio da VPC. Em seguida, a carga segue até o Terminal Intermodal de Água Branca, onde é transferida dos vagões de bitola estreita para os vagões da MRS de bitola larga, que concluem o trajeto até a fábrica da VCP, em Jacareí (SP).
Por ser a primeira vez que a MRS realiza o transporte de toras de madeira, várias áreas da empresa tiveram que se adaptar. “O primeiro embarque, realizado na sexta-feira, 30 de setembro, foi um sucesso”, diz Marcelo Knudsen, coordenador de Logística e responsável, nos terminais, pelos novos projetos. Ele também destaca que a MRS contratou um operador com know how em movimentação de madeira para trabalhar a carga no terminal de Água Branca.
Data de abril de 2003, a parceria entre a MRS e a VCP. Na ocasião, foi realizado o primeiro transporte de celulose para exportação da fábrica de Jacareí (SP) para o Porto de Santos.
Para tanto, as empresas reativaram o ramal ferroviário entre Mogi das Cruzes e Jacareí. E no terceiro mês deste ano, a MRS deu início ao transporte de exportação de papel, a partir da unidade de Luiz Antônio em direção do porto santista. A operação tem sido bem sucedida, tendo a MRS realizado o transporte de 300 contêineres de 40 pés em setembro de 2005. A previsão é de que este volume atinja a casa de 450 contêineres de 40 pés nos próximos meses.
Agribusiness
O bom desempenho do agronegócio também é verificado no aumento do volume de commodities agrícolas na MRS. Como é o caso do transporte de exportação de açúcar a granel para a Cosan.
O fluxo é realizado em operação conjunta com a Brasil Ferrovias. Os trens da MRS utilizam a malha ferroviária da Ferroban – entre as cidades paulistas de Jaú e Jundiaí e da MRS – entre Jundiaí e Santos. Já no porto, a carga é movimentada através do Terminal da Cosan. Este é mais um fluxo no qual a MRS busca consolidar e ampliar a parceria com a Brasil Ferrovias no sentido de suprir o interior de São Paulo com transporte ferroviário no escoamento de seus produtos.
É na Usina Diamante, em Jaú (SP), que tem início do projeto, e as perspectivas apontam para um crescimento de volume. Em setembro, foram transportadas 1,8 mil toneladas e a programação é para um volume de transporte de 20 mil toneladas para o mês de outubro. O potencial deste cliente aponta para 200 mil toneladas anuais, sendo que, na região, existem outras Usinas que podem agregar um volume de mais 120 mil toneladas por ano.
MRS passa a diversificar cargas transportadas
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