A dissertação de mestrado em Engenharia de Produção defendida no ano de 2008 por Guilherme Francisco Frederico, da Universidade Estadual Paulista (Unesp – Bauru), propõe um modelo de medição de desempenho para ser aplicado nas operadoras de transporte ferroviário no Brasil. O conteúdo da dissertação, sob o título “Proposta de aplicação do Balanced Scorecard para o operador de transporte ferroviário”, é desenvolvido a partir da constatação, por parte do autor, de que a presença do modal ferroviário dentro da matriz nacional de transporte é importante e deve crescer. No entanto, Frederico afirma que as operadoras, no curso do crescimento, podem vir a se deparar com a necessidade de mudanças nas formas de gerir o desempenho de suas operações no sentido de melhorar seus resultados. Assim, o autor elege o Balanced Scorecard – BSC como opção de modelo de sistema de medição de performance a ser utilizado por essas organizações.
Frederico escreve que o aumento da participação do modal ferroviário no transporte brasileiro é relevante para o desenvolvimento do País, devido à necessidade de uma maior competitividade externa dos produtos domésticos, que, segundo ele, pode ser alcançada pela redução de seus custos logísticos globais. O aprimoramento das operadoras, nesse caso, seria fundamental para acompanharem as novas demandas. Porém, o autor chama a atenção para o fato de a maneira tradicional de as organizações avaliarem seu desempenho – a partir da perspectiva financeira – não ser suficiente. Desta forma, sugere um modelo que seria mais completo e útil.
O modelo proposto por Frederico foi construído por meio de um estudo de caso realizado em uma empresa do setor. Para ele, o Balanced Scorecard possui uma função estratégica e de instrumento de melhoria a partir de quatro perspectivas de medição de desempenho: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. O modelo estabelece, ainda, uma relação de causa e efeito entre essas perspectivas, conforme a orientação de um mapa estratégico.
Seja o primeiro a comentar