A última Enquete da Revista Ferroviária, sobre a restrição à circulação de caminhões dentro das grandes cidades, revelou uma maioria de leitores favoráveis à medida: em um universo de 167 votos, 84,4% (141 leitores) concordam com a mudança, enquanto que 15,6% (26 leitores) são contra a restrição à circulação de caminhões nas cidades.
Visando melhorar a qualidade do trânsito nas metrópoles mais movimentada do País, os governos optaram por impor uma diminuição à circulação de caminhões dentro das cidades. Em São Paulo, as novas regras começaram a vigorar no mês de junho e retiraram os caminhões de áreas específicas entre 5h e 21h, resultando em uma diminuição da lentidão no trânsito em 40%. No Rio, a medida entrou em vigor no mês de maio e incluiu a orla, 26 vias do centro, zona sul e partes das zonas norte e oeste, sendo aplicada de segunda a sexta-feira durante um período da manhã e da noite. A ausência de caminhões na cidade na hora do rush diminuiu os engarrafamentos e melhorou o fluxo de veículos.
A medida, no entanto, não agradou ao Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo, o Setcesp. O presidente da entidade, Francisco Pelúcio, acredita que, com a restrição, o abastecimento da cidade ficará comprometido e os produtos transportados chegarão mais caros ao consumidor. Foi feito um estudo técnico pelo Setsesp que dá um aumento de mais ou menos 13,5%, afirma. No Rio, o empresário e membro do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas, Adalgiso Neto, diz que o setor foi pego de surpresa com a medida. Segundo ele, o consumidor vai ser o maior prejudicado, pois o serviço vai acabar se tornando mais caro do que já é. Além disso, como os restaurantes e supermercados vão ser abastecidos? Na opinião dele, o decreto não vai resolver o problema do trânsito.
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