Autoridades e especialistas do setor metroferroviário participaram ontem (02.09), em São Paulo, da abertura da 14.ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento promovido pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), que tem como tema “O Transporte e o Futuro das Metrópoles”.
O presidente da AEAMESP, Manoel da Silva Ferreira Filho, abriu o evento lembrando dos baixos investimentos em transporte ferroviário realizados na década de 90, que acabaram por estimular o aumento de veículos particulares nas ruas das grandes cidades, o que gerou aumento do número de acidentes, de poluição e stress na população.
“A cidade de São Paulo deve perder só neste ano cerca de R$ 33 bilhões com os congestionamentos, o que equivale a 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do município”, declarou o presidente do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo), José Jorge Fagali. Ele diz que a única alternativa para o caos no trânsito da capital paulista é a velha receita do transporte coletivo de boa qualidade e em disponibilidade suficiente.
Segundo ele, até 2010, o Governo do Estado de São Paulo deve investir na Secretaria de Transportes Metropolitanos, especialmente no setor metroferroviário, R$ 19 bilhões, dos quais R$ 11 bilhões na modernização e ampliação do Metrô de São Paulo, sendo que desse montante R$ 1 bilhão é investimento municipal.
O secretário dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo, José Luiz Portella Pereira, lembrou que na maioria das nações, quando o governo federal decide investir em transporte público, a aposta é feita em metrô. “Por isso, acho que é o momento da União investir no metrô de São Paulo”, declarou Portella, reclamando da falta de apoio federal.
O evento segue até a próxima sexta-feira (05.09). As primeiras sessões de cada manhã – nos dias 3, 4 e 5 de setembro – estão reservadas para apresentações de 36 trabalhos técnicos metroferroviários – serão 12 trabalhos por dia.
Seja o primeiro a comentar