FTC retoma transporte para porto em SC

Com investimentos de R$ 283 milhões em obras de expansão, renovação e aquisição de equipamentos, juntamente com o início das operações de cabotagem no Terminal de Contêineres do Porto de Imbituba/SC, a FTC retoma suas atividades neste segmento de carga e efetuou, neste dia 16/06, o transporte de cerâmica e arroz até o Porto.


Desde o mês de abril, o TECON atua no transporte de cabotagem com o armador Aliança Navegação e Logística.


Hoje (17/06), a Mercosul Line inicia suas operações, com três opções de rotas, que conectarão Santa Catarina a Bahia, Pernambuco, Ceará e Manaus. Dois novos navios, com capacidade para 2.500 TEUs estão sendo incorporados à atual frota da empresa.


O Brasil apresenta potencial para a cabotagem, em função dos quase oito mil quilômetros de costa litorânea. Além da característica peculiar do país, a cabotagem é favorecida pelas inúmeras vantagens que apresenta como custos mais baixos, a segurança e a integridade da carga. Em termos ambientais, o transporte marítimo é mais interessante para o país, pois tem menor consumo de combustível e menor poluição, além do desafogamento dos modais terrestres.


O início das operações de cabotagem confirma o potencial do TECON Imbituba no desenvolvimento econômico da região sul. “A cidade de Imbituba firma-se como uma importante solução logística para o transporte de longa distância. Dentro deste contexto, a Ferrovia se torna o principal meio de ligação das empresas da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) com as vias marítimas, a partir do Porto de Imbituba, sendo uma facilitadora para a escoação da produção desta região”, destaca a auxiliar administrativo do Criciúma Terminal Intermodal – CTI, Paula Mattei.


O Criciúma Terminal Intermodal está posicionado estrategicamente no maior pólo cerâmico do Brasil, e oferece serviços de recepção de carga, armazenagem, separação de lotes, estufagem de contêineres, peação de carga, controle de estoque e monitoramento 24 horas. Com a interligação ferroviária e estrutura de apoio no Porto de Imbituba, o Criciúma Terminal Intermodal permite otimizar as operações de transporte.


O empresariado do Sul aposta na cabotagem como uma nova alternativa de escoação dos produtos, visando reduzir custos por meio da interligação com o modal ferroviário. “O objetivo é conseguir atender com excelência seus clientes, garantindo maior segurança e confiabilidade às cargas transportadas”, ressalta Paula.


Para as empresas, o novo serviço, aliado ao CTI, agiliza as operações de embarque dos produtos nos navios e reduz custos de armazenagem e transporte. De acordo com o Gerente da Divisão Comercial da FTC, Carlos Augusto Menezes, a indústria necessita de alternativas logísticas para escoar seus produtos e torná-los competitivos. “A intermodalidade que a região possui oferece agilidade no transporte, segurança, liberação das cargas a partir do Terminal, além de possibilitar que o cliente acompanhe de perto o processo”, destaca.


Para a retomada do transporte de contêineres, houve um investimento na frota de vagões da Tereza Cristina. “Já estamos estudando novas melhorias e investimentos na ampliação da capacidade de carga de todos os vagões, visando atender a demanda que surgirá com o transporte de cabotagem”, destaca o Gerente da Divisão de Manutenção da FTC, Abel Passagnolo.

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