Julio Fontana Neto, que foi presidente da companhia por 10 anos, se despede do cargo elogiando a MRS e agradecendo a oportunidade da gestão à frente da empresa.
Leia a carta abaixo:
“Caros Amigos
Temos que fazer o melhor que pudermos. Essa é a nossa sagrada responsabilidade humana A. Einstein
A MRS é uma empresa vencedora. Sua produtividade e eficiência a colocam entre as melhores ferrovias do mundo. Nos últimos dez anos, nos dedicamos ao fascinante e árduo trabalho de restaurar a confiança dos brasileiros no transporte ferroviário e de recolocar a MRS nos trilhos.
Recuperamos a frota de material rodante herdada da RFFSA e atingimos elevados índices de desempenho, praticamente inimagináveis para frotas com tal tempo de operação.
Para enfrentar a escassez de pessoal especializado e a necessidade de capacitação em novas tecnologias, criamos a Academia MRS, abrangendo a formação básica de colaboradores, a atualização profissional e a especialização de nosso corpo técnico. Esta empreitada, em associação com o Instituto Militar de Engenharia — IME — , culminou com a criação do MBA de Gestão Empresarial em Ferrovias, em parceria com a Fundação Dom Cabral.
Os resultados destas iniciativas não demoraram a aparecer, e somos a companhia com maior número de cases aprovados para apresentação no próximo Congresso de Ferrovias de Heavy Haul, a ser realizado na China.
Em 11 anos, triplicamos os volumes transportados pela MRS e aumentamos seu faturamento em quase 10 vezes. Temos mantido índices de EBTIDA próximos a 50% nos últimos exercícios.
Nos últimos 9 anos, a MRS recebeu por sete vezes o prêmio de melhor Ferrovia de Carga, concedido pela Revista Ferroviária, por seis vezes o da Revista Transporte Moderno, e por 3 vezes o da revista Isto É – Dinheiro.
Em 2009, mesmo com a drástica redução de 35% nos volumes transportados como decorrência da crise mundial, permanecemos com a perspectiva de lucratividade muito próxima à do exercício anterior, que foi o melhor resultado da história da MRS.
Cumprimos rigorosamente todos os compromissos do Contrato de Concessão; somos a única empresa concessionária de ferrovias que não foi multada uma vez sequer pela ANTT, sendo a MRS apontada como empresa-exemplo no cumprimento de suas obrigações pelo Poder Concedente.
Não é por uma questão de estilo que escrevo na 1ª pessoa do plural, e também não se trata de um erro gramatical confundir o nós com a MRS. Ao redigir este breve relato, reafirmo minha convicção de que as realizações e conquistas somente foram possíveis pelo profissionalismo e pela competência de todos os colaboradores da MRS. Também acredito que a motivação e o comprometimento de uma equipe vencedora é que levou à transposição dos obstáculos e à superação dos desafios.
O exercício da presidência da MRS representou uma excepcional oportunidade para exercitar algo que muito aprecio: o contato direto, franco e aberto com as pessoas. Clientes, colaboradores e seus familiares, acionistas, fornecedores, pessoas humildes que a necessidade pôs para morar em casas coladas aos trilhos, líderes sindicais, políticos, consultores, acionistas-clientes. Convivendo diariamente com tamanha diversidade humana posso assegurar que a única coisa bitolada, nestes últimos anos, foram os trilhos. Mas chega um dia em que se não deixamos tudo para trás, não avançamos mais.
Agora, ao encerrar minha participação como presidente da MRS, em 31 de maio de 2009, desejo que a prosperidade, a felicidade e a saúde acompanhem a todos em suas jornadas, e dizer, simples e sinceramente: Muito obrigado.
Cordialmente,
Julio Fontana Neto”
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