Empresa cria tecnologia que evita ruído

Morar ou trabalhar próximo a linhas de trem e metrô pode ser um transtorno em função das vibrações e dos ruídos emitidos pela passagem dos veículos. A IEME Brasil Engenharia Consultiva é especialista em evitar que esse problema aconteça. A empresa atua em projetos que atenuam vibrações e ruídos no entorno das linhas férreas, e foi responsável por livrar de vibrações e ruídos 15 quilômetros da linha verde do metrô de São Paulo.


O transporte urbano é de extrema importância para a população de uma cidade, mas nem por isso pode causar problemas secundários como a vibração que pode enfraquecer as estruturas e o ruído que incomoda a vizinhança, acredita Marco Juliani, diretor da IEME. O engenheiro explica que o problema pode ser evitado com planejamento.


A empresa desenvolveu o método Vibrações de Vias Permanentes – IEME Brasil (VVP-IEME), que utiliza técnicas experimentais, empíricas e teóricas para quantificar os efeitos produzidos pelo tráfego dos veículos sobre trilhos. No início do processo é realizado um mapeamento do entorno da linha de trem ou metrô para levantar os tipos de construções que existem na área.


Em seguida são feitas simulações para calcular a forma como essas construções serão afetadas pela circulação dos veículos. Identificamos também os possíveis pontos notáveis, áreas que não podem ser afetadas por vibrações ou ruídos, como hospitais e teatros, explica Juliani. A IEME sugere então a aplicação de apoios nos pontos mais críticos da linha, um sistema de atenuação de vibrações chamado massa mola.


O sistema de apoio é composto por uma laje flutuante apoiada em bases elastoméricas, compostas por um material semelhante à borracha que propicia a redução de ruídos e vibrações. O material adere bem a diversas superfícies, como aço, alumínio e concreto, é muito resistente e mantém suas propriedades inalteradas em temperaturas variando de 0 a 60°C, explica Juliani.


A IEME gerencia as obras de instalação dos apoios, e depois retorna aos pontos críticos para realizar testes práticos que verificam a eficácia do sistema antes que as linhas metro-ferroviárias comecem a operar.

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