A Wabtec lançou em 2020 a primeira locomotiva do mundo com operação heavy haul movida 100% a bateria. A FLXdrive já rodou mais de 20 mil km na ferrovia norte-americana BSNF Railway, numa operação realizada a partir da conexão entre duas locomotivas diesel elétricas – modelo conhecido como “Hybrid Consist”.
Os resultados são animadores. Em cinco meses de testes e 16 viagens feitas, a utilização da energia das baterias propiciou uma redução média de 10% no consumo de óleo diesel. Foram quase 20 mil litros de diesel economizados, o equivalente a 50 toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas na atmosfera.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Nesse vídeo, o presidente da Wabtec para a América Latina, Danilo Miyasato, explica os benefícios da FLXdrive.
* CONTEÚDO PATROCINADO
pelo que entendi seria uma espécie de slug, usado pela ALL, por anos na malha sul.
Jairo Brugalli Flores