De São Paulo ao Maranhão

Vagões double stack em operação na Brado - Divulgação/Brado
Vagões double stack em operação na Brado - Divulgação/Brado

A Brado Logística deve iniciar a operação na Malha Central no primeiro quadrimestre de 2022, com a conclusão de dois terminais de contêineres, em Anápolis (GO) e Davinópolis (MA). A operadora, que é o braço da Rumo para a movimentação de contêineres, já conta com um terminal em Sumaré (SP). “Teremos num futuro próximo três terminais grandes e robustos, próximo ao Rio Tocantins, onde também teremos um braço de cabotagem até a Zona Franca de Manaus”, diz o diretor comercial da Brado, Douglas Goetten. A obras do terminal de Davinópolis, cujo acesso dos trens se dará pela malha da VLI a partir de Porto Nacional (TO), começaram em setembro de 2020 e devem ser concluídas no último trimestre deste ano. O de Anápolis deverá ser entregue até o início de 2022. A operação pela Brado, no entanto, depende da conclusão das obras da Norte-Sul pela Rumo, entre Rio Verde e Ouro Verde de Goiás (próximo a Anápolis), último trecho a ser finalizado pela concessionária, de cerca de 290 km.

Com uma carteira diversificada de produtos voltados para o mercado interno, que vão desde ovos até shampoos, sucatas, eletrodomésticos, cervejas artesanais e grãos gourmetizados, a Brado quer ganhar escala e mais capacidade. No ano passado foram iniciados testes com contêineres de 53 pés, uma novidade nas ferrovias brasileiras, com 4 metros e 40 metros cúbicos a mais de tamanho e carga, respectivamente, comparado a um contêiner tradicional de 40 pés. Em média, um trem da Brado é composto por 74 vagões double stack. Para tracionar uma composição, duas locomotivas AC44i conseguem mover de 148 a 222 contêineres, dependendo do mix de tamanho das caixas (de 20 ou 40 pés). Se os vagões forem do tipo long stack (sem empilhamento), uma única locomotiva pode tracionar 100 contêineres de 40 pés, ou até 200 de 20 pés.

7 Comentários

  1. O terminal de SUMARÉ/SP logo não suportará toda essa movimentação. Já está na hora da BRADO a procurar outra área para outro terminal.

  2. Um país continental como o nosso, deveria ser cortado de ferrovias de norte a sul, de leste a oeste. Parabéns ao ministro Tarcísio por ressuscitar nossas linhas férreas e que venham mais e mais ferrovias.

  3. Estou eufórico com esta movimentação do setor ferroviário brasileiro. Gostaria de saber se há algum estudo no sentido de ser restabelecido o. transporte regular de passageiros

  4. A Brado poderia iniciar a operação levando as caixas pela FCA ate Anápolis se tem base lá, é só transbordar da bitola estreita para larga e vice versa. Pergunto: como será a operação das caixas de Davinópolis ate o Manaus? onde embarcam nas balsas/barcaças?
    Jairo B Flores

  5. A estrutura do rio Tocantins também precisa de adequação para passagem de embarcações na cachoeira de Santa Isabel.

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