Metrô CPTM – O Metrô de São Paulo espera colocar o sistema CBTC, de controle de trens, em funcionamento na Linha 1-Azul durante os dias úteis já a partir de agosto. A informação foi revelada em relatório da companhia nesta semana.
Implementado pela empresa Alstom, o CBTC entrou em operação comercial aos domingos na Linha 1 e duas semanas depois teve seu uso estendido para os sábados. Neste final de semana, a reportagem do site acompanhou a operação e constatou avanços importantes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O Metrô e a Alstom realizaram uma simulação de operação em horário de pico durante o domingo, com intervalos que chegaram a apenas 105 segundos. Como referência, a companhia teve intervalos mínimos de 119 segundos em dias úteis de abril e maio, usando o sistema ATC, mais antigo.
A introdução do CBTC na Linha 1-Azul deve tornar o serviço mais eficiente e confortável além de permitir que no futuro o Metrô possa transportar mais passageiros se preciso.
Reprogramação
Já a Linha 3-Vermelha, próxima a contar com o novo sistema, não tem um prazo para contar ele, por enquanto. O Metrô afirmou no mesmo documento que o início de operação comercial está em “reprogramação”. Apesar disso, a Alstom já realiza testes no ramal, o mais lotado de São Paulo, durante as madrugadas.
A Linha 3 também contará em breve com portas de plataforma nas estações Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera, cujo prazo de entrega é de outubro e agosto, respectivamente. Como nenhuma delas foi instalada ainda, a previsão certamente será atualizada.
Seja o primeiro a comentar