Valor Econômico – A MRS Logística vai assinar nesta sexta-feira (29) a prorrogação de seu contrato de concessão da Malha Sudeste até 2056, informou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A empresa administra 1.643 quilômetros de ferrovias em Minas Gerais, São Paulo e no Rio de Janeiro. Na prorrogação do contrato, que venceria em 2026 e foi estendido por mais 30 anos, houve um compromisso de investimentos de R$ 9,7 bilhões em modernização da malha e do material rodante (vagões e locomotivas).
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Um dos principais desembolsos da concessionária ocorrerá na segregação das linhas de cargas e de passageiros, na região metropolitana de São Paulo, que hoje são divididas com a estatal paulista CPTM. A obra será fundamental para viabilizar o Trem Intercidades, que funcionará entre a capital e Campinas, um projeto do governo estadual.
Dentro desse pacote de desembolsos haverá cerca de R$ 1 bilhão em conflitos urbanos, em 51 municípios, com a eliminação de passagens de nível (cruzamento de avenidas ou rodovias com as linhas férreas) e invasões de faixas de domínio.
Outras concessionárias – Malha Sul (Rumo), Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), Estrada de Ferro Carajás (EFC) – já assinaram a prorrogação de suas concessões.
Os processos começaram na gestão Dilma Rousseff, avançaram no governo Michel Temer e só estão sendo concluídos sob Jair Bolsonaro. Ainda está pendente a renovação do contrato da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Bom Dia!. Um detalhe há algo errado na matéria onde se refere-se que a Rumo Malha Sul já teve seu contrato de renovação antecipada assinado, não procede.! O processo ainda está em fase embrionária. As ações só irá começar DEPOIS do leilão da Nova Ferroeste, pois dependendo o resultado há rumores que até poderá ser Devolvida a Malha Sul (Principalmente no Estado do Rio Grande do Sul ex RFFSA SR-06)ao Governo Federal… Se os Senhores acompanharem de fato só estão operando o filé mignon da malha o restante trechos e mais trechos abandonados, invadidos faixa de domínio em resumo largados as traças. É nós os contribuintes com cara de palhaço haja visto a depreciação de um enorme Patrimônio ferroviário nacional.
Att
Paulo R.Stradiotto