Linha 17-Ouro do Metrô entra em trimestre decisivo

O primeiro trem da Linha 17 (CMSP)
O primeiro trem da Linha 17 (CMSP)

Metrô CPTM – Distante da agilidade vista nas obras das linhas 2-Verde, 6-Laranja e 15-Prata, o monotrilho da Linha 17-Ouro continua a manter um ritmo aquém do esperado, a despeito do esforço da gestão atual em recolocar o projeto de volta ao eixo.

A inauguração, por exemplo, pode ocorrer por volta do final de 2024, de acordo com relatos recentes. Até lá, há muito trabalho pela frente, incluindo um preocupante, o contrato de alimentação elétrica, cuja licitação segue pendente.

Mas há marcos a serem celebrados. Um deles envolve o lançamento das vigas-trilho no trecho da Marginal Pinheiros. Como mostrou este site recentemente, o Consórcio Monotrilho Ouro está próximo de concluir esse trabalho, tendo já instalado parte das estruturas dentro da estação Morumbi.

Segundo Silvani Pereira, presidente do Metrô, o final dessa fase está previsto para outubro, quando também será lançada a última viga-trilho curva, próxima à Ponte Octávio Frias.

O próximo trimestre também reserva outra importante etapa, o envio do primeiro trem fabricado pela BYD SkyRail na China. A composição, que foi mostrada em março em testes, tem previsão de ser embarcada para o Brasil até o final do ano.

Após um período em que o governo chinês dificultou a entrada de estrangeiros no país, o Metrô finalmente conseguiu enviar uma equipe de 40 funcionários para a BYD a fim de aprovar a fabricação dos 14 trens. A informação foi revelada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) em entrevista à CNN, como relatou o Via Trolebus nesta semana.

A presença da pessoal do Metrô na China deve acelerar a resolução das questões que envolvem a produção já que até então parte desse trabalho era feito de forma remota.

Os desafios em 2023, no entanto, são inúmeros. Entre eles está a conclusão da construção do pátio Água Espraiada e preparação das vias para que a BYD possa realizar os primeiros testes em solo brasileiro. Se esses objetivos forem atingidos no ano que vem, talvez a inauguração da Linha 17-Ouro finalmente comece a se tornar algo palpável.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/linha-17-ouro-do-metro-entra-em-trimestre-decisivo/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*