Cartas

Projeto da Grão-Pará

Acho que o governador do Maranhão precisa ser melhor assessorado. Dizer que um possível porto em Alcântara criará 100 mil empregos (mesmo que diretos e indiretos) é não ter noção de certas coisas. Nem os portos de Itaqui e Ponta da Madeira, que já existem no Maranhão, juntos, chegam a esse número de empregos gerados.

José Carlos Sciammarella
projetosrj@yahoo.com.br

Alternativa importante para desafogar o tráfego ferroviário do Sudeste.
Mario Valverde

mariovalverde@sysfer.com


Gente que faz

Renata Sette, coordenadora de Operações da Rumo

Parabéns, minha filha! Você é uma pessoa especial.

Marta Turatti Sette
mecanicasette@htmail.com

Parabéns, continue sempre com esta dedicação, cuidando de todos, com a segurança sempre em primeiro lugar.

Osmar Rodrigues
osmarodrigues842@gmail.com


Trem da Serra de Petrópolis

Parece uma boa sacada, até para despertar a ideia junto a possíveis clientes e, com isso, impulsionar as adesões ao projeto.

Luiz Alfredo Campos Quintanilha
luiz.quintanilha16@gmail.com

A engenheira Ângela França discorreu em artigo na Revista Ferroviária, com clareza, o que precisamos fazer para melhorar a nossa mobilidade humana e alavancarmos a economia da região. Vontade política e poucos recursos.
Precisamos da união de todos para a realização do projeto.

Itamar Marques da Silva Junior
itamarjuniorrj@hotmail.com

Doloroso saber da luta para reativar a ligação ferroviária para Petrópolis. Os argumentos de Angela França são cristalinos. Difícil entender o nosso Brasil.

Richard M. Stephan
richard@dee.UFRJ.br

Lúcido, oportuno e atual. Uma pena que haja tanta gente lutando contra.

Murilo Cardozo Chaves
mcchaves@murilochaves.com.br


Locomotiva nº 9 da A. Borsig

Durante um bom tempo, por várias vezes, estive em Araraquara testando para entrega os TUE’s série 9000 (hoje AI900), fabricados pela Cobrasma e que atenderiam o trecho Júlio Prestes-Amador Bueno. Por motivos diversos estive na sede da Fepasa nessa cidade. Tive a oportunidade de ver essa locomotiva exuberante na frente do edifício sede. Ela apresentava-se simplesmente majestosa.

José Roberto Monteiro
monteiro.ferrovia@gmail.com


Assunto de capa

Precisamos falar das linhas desativadas que poderão ser reativadas por outras companhias para exploração comercialmente de cargas, passageiros e turismo.

João Batista dos Reis Machado
j.reis.machado@bol.com.br


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